O projeto de conexão entre Rio de Janeiro e Niterói foi idealizado durante o governo de Dom Pedro II - Domínio público / Divulgação/Biblioteca Nacional
Brasil Império

Túnel ferroviário subterrâneo e submarino que liga o Rio a Niterói era cogitado no Brasil Império

A Ponte Rio-Niterói foi inaugurada em 1974, no entanto, a conexão já era imaginada no Brasil Império

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 13/07/2022, às 16h00

O Rio de Janeiro sempre foi, desde a época do Brasil Imperial, uma das cidades e pontos de referência mais importantes do país — tendo sido a capital desde 1763, quando Salvador (BA) deixou de ser capital, até 1960, quando passou a ser Brasília.

Logo, uma complicação já encontrada no século XVIII na região era o transporte pela baía de Guanabara, que adentrava no estado e dificultava a ligação entre Rio de Janeiro e Niterói.

Os primeiros transportes utilizados na baía de Guanabara foram as embarcações utilizadas pelos tamoios — povo indígena que habitava a costa dos atuais estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

No entanto, no século XVIII as viagens passaram a ser feitas em botes ou veleiros e, mais tarde, surgiram as faluas, saveiros e barcaças remadas por escravos, que levavam até 4 horas no trajeto.

Já em 1817, D. João VI — que foi imperador do Brasil como príncipe regente de 1816 a 1822 — tentou adotar uma nova iniciativa e concedeu a dois ingleses, Spencer e Nicoll, uma permissão para explorar barcas a vapor no local, o que acabou não dando certo na época, como informado em texto da Biblioteca Nacional.

No entanto, finalmente em 1835 surgiu o primeiro serviço regular de transporte entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, com a adoção de três barcas a vapor — também de origem inglesa — que levavam cerca de 200 pessoas de hora em hora, em um trajeto que levava cerca de 30 minutos. 

Das águas à terra

Mesmo com a existência de um serviço regular de transporte por meio de barcas, os governantes e a própria população sentia necessidade da formulação de um meio de transporte por terra no local.

Assim, em 1875 foi desenvolvido o projeto 'Rio de Janeiro & Nitheroy Tubular Railway', que consistia na construção de um túnel ferroviário subterrâneo e submarino — ou seja, as pessoas andariam de trem por baixo da baía de Guanabara.

O projeto, além de conectar as duas cidades com um meio de transporte terrestre, também serviria para passar tubulações de água mantidas pelos trens da Estrada de Ferro Rio d'Ouro.

O autor do complexo plano foi Hamilton Lindsay-Bucknall, e chegou até mesmo a ser aprovado pelo engenheiro ferroviário Peter William Barlow antes mesmo de ser apresentado ao então imperador, Dom Pedro II.

Recorte de projeto de túnel ferroviário subterrâneo submarino / Divulgação/Biblioteca Nacional

 

O túnel teria uma dimensão de aproximadamente seis metros de diâmetro e cinco de altura, feito de ferro ou aço e revestido inteiramente por tijolos ligados por asfalto, conforme repercutido pela Biblioteca Nacional.

No entanto, o projeto não teve continuidade devido a falta de fundos, ainda mais porque as partes que iriam compôr o túnel viriam da Inglaterra e seriam montadas aqui.

Arquivos

Os documentos do projeto Rio de Janeiro & Nitheroy Tubular Railway, de criação de um túnel ferroviário abaixo da baía do Guanabara, consistem em duas plantas, um texto com especificações da obra e uma carta de Peter William Barlow.

Todos os arquivos ficaram na posse da família imperial na época, e hoje integram o acervo da Coleção Teresa Cristina Maria.

Capa e página inicial do projeto Rio de Janeiro & Nitheroy Tubular Railway / Divulgação/Biblioteca Nacional

 

A Ponte Presidente Costa e Silva — mais popularmente conhecida como Ponte Rio-Niterói —, por sua vez, foi planejada pelos engenheiros Antônio Alves de Noronha Filho e Benjamin Ernani Diaz, com auxilio do engenheiro estadunidense James Graham. Sua construção teve início em 1969, durante o governo de Artur da Costa e Silva, e foi inaugurada em 1974, ao fim do governo de Emílio Garrastazu Médici.

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