Retrato de Che Guevara - Getty Images
Comunismo

"Cristo guerrilheiro": a imagem de mártir de Che Guevara

Assassinado aos 39 anos, o guerrilheiro defendeu suas crenças até o último minuto, sendo eternizado pelos seus seguidores

Redação Publicado em 07/12/2019, às 21h00

Não há como citar o nome do mais notório guerrilheiro do mundo, o símbolo do comunismo ocidental, Che Guevara, sem suscitar paixões. Há quem o defenda fortemente como o herói que lutava contra a injustiça social; há quem o condene como grande arruaceiro e até mesmo criminoso sem escrúpulos. Gostando ou não de sua história, não há como negar: Che é um mito, que passou a vida lutando pelos ideais revolucionários.

Sua prisão e consequente execução são momentos nebulosos, envoltos em mistério. E é esse o foco da obra Caçando Che, dos jornalistas Mitch Weiss e Kevin Maure: o processo de captura do comunista mais famoso da segunda metade do século 20, do momento da escolha da equipe que lideraria a missão até o treinamento de camponeses bolivianos simplórios para se tornarem parte do grupo que deveria capturálo. A missão era monitorada secretamente pela Casa Branca e pelo Pentágono e contava também com o apoio da CIA.

Retrato de Che Guevara / Crédito: Getty Images

 

Che Guevara nasceu em Rosário, na Argentina, filho de classe média. Formou-se médico, mas desde jovem se interessou pela revolução social. Foi um dos líderes da Revolução Cubana. Percorreu a América Latina com seus ideais comunistas e passou a ser perseguido.

No último país em que esteve, a Bolívia, entrou com passaporte uruguaio falso, com nome de Adolfo Mena González, preparado para promover a revolução comunista que unificaria o continente. Mas ali não obtém apoio nem dos locais nem do governo, sendo capturado finalmente.

Fidel Castro e Che Guevara / Crédito: Getty Images

 

O livro relata com detalhes a chegada de Che à Bolívia, sua captura e como o conhecido desfecho mudou a História. Os autores se valeram de relatórios do governo, documentos oficiais e de relatos de testemunhas para reconstruir os bastidores do percurso que a missão de captura do guerrilheiro percorreu para chegar ao sucesso da empreitada na selva boliviana.

O Exército boliviano, sem querer, havia dado ao mundo a imagem de um mártir, um "Cristo guerrilheiro" assassinado muito jovem, com apenas 39 anos, e imolado por defender suas crenças até o último suspiro.


+Saiba mais sobre esta e outras obras de Che Guevara:

1. Caçando Che, de Mitch Weiss e Kevin Maure (2016) - https://amzn.to/33Yy7gE

2. Che Guevara e o Debate Econômico em Cuba, de Luis Bernardo Pericás (2018) - https://amzn.to/2LugRcY

3. Che Guevara: a vida em vermelho, Jorge G. Castañeda - https://amzn.to/33eYA9O

4. Verdadeiro Che Guevara, Humberto Fontova - https://amzn.to/33bwVXp

5. Diário de Che Guevara, Che Guevara - https://amzn.to/30TXqPv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Comunismo Che Guevara História Cuba livro obra guerrilha Amazon

Leia também

Leitura: 7 recomendações de livros em oferta que podem te interessar


Conheça 8 vitrolas para quem ama música


Jack London: 5 obras para conhecer um dos mais famosos autores americanos


Casa, trabalho e estudo: 10 itens que não podem faltar na sua rotina


Mais vendidos: 8 livros que estão fazendo sucesso na Amazon


Festival de Dia das Mães: 6 discos de MPB disponíveis por bons preços na Amazon