Retrato de Paulo Freire - Divulgação
Personagem

Paulo Freire em cores: o novo projeto gráfico da Editora Paz & Terra

Editora busca resgatar pensamentos fundamentais do Patrono da Educação

Victória Gearini Publicado em 09/12/2019, às 22h00

Na Bienal do Rio de Janeiro, ocorrida em 2019, Paulo Freire foi o escritor que mais vendeu livros pelo Grupo Editorial Record. Devido ao sucesso atemporal de suas obras a Editora Paz & Terra as relançou em um novo formato gráfico.

O objetivo da editora é resgatar os ensinamentos de Paulo Freire, diante dos diversos ataques de grupos conservadores que o escritor sofre atualmente. As mais novas obras do projeto editorial são À sombra dessa mangueira e Educação como prática da liberdade. Dentre as novidades do relançamento, as duas obras apresentam novas fotos do educador e de sua assinatura.

“A leitura nova de que faço de meu mundo demanda igualmente uma nova linguagem — a da possibilidade, aberta à esperança”, frase emblemática de Paulo Freire.

Crédito: Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire/RJ

 

A obra Educação como prática da liberdade, foi escrita em 1967, durante a ditadura militar brasileira. Nesta época, o Patrono da Educação foi exilado no Chile, portanto, dedicou-se a escrever sobre os benefícios que a educação exerce na vida do indivíduo.

Já o livro À sombra desta mangueira é uma análise do contexto social do fim do século 20. Paulo Freire denuncia o neoliberalismo, que nega a humanização e libertação da sociedade. Para o autor, isto proclama a morte da História, da utopia e do sonho.

Ao longo de sua trajetória, Paulo Freire recebeu mais de 100 títulos de diversas universidades nacionais e estrangeiras. Além disso, foi contemplado com inúmeros prêmios, entre eles o Educação para a Paz, da Unesco, e Ordem do Mérito Cultural, do governo brasileiro.


+Saiba mais sobre esta e outras obras de Paulo Freire:

1. À sombra desta mangueira, de Paulo Freire (2015) - https://amzn.to/2LCUXUU

2. Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire (2014) - https://amzn.to/2RBgsck

3. Educação como prática da liberdade, de Paulo Freire (2014) - https://amzn.to/2E0rQXh

4. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa, de Paulo Freire (2014) - https://amzn.to/2qBGVM1

5. Direitos humanos e educação libertadora: Gestão democrática da educação pública na cidade de São Paulo, de (2019) - https://amzn.to/2P5WhBW

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Brasil História livro obra educação Paulo Freire Amazon Ensino Educador

Leia também

Movimento anti-stratfordiano: As teorias conspiratórias sobre William Shakespeare


História da arte: confira livros que são um prato cheio para os interessados


Cleópatra e Marco Antônio e mais: 5 casais marcantes da história


10 curiosidades sobre a filosofia e livros para estudar o tema


Leitura: 7 recomendações de livros em oferta que podem te interessar


Conheça 8 vitrolas para quem ama música