Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Como Eu Era Antes De Você

Como Eu Era Antes De Você: Filme é baseado em história real?

Exibido pela TV Globo nesta segunda-feira, 25, Como Eu Era Antes De Você conta a história emocionante de uma cuidadora de um homem rico tetraplégico

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 25/03/2024, às 12h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'Como Eu Era Antes De Você' - Divulgação
Cena do filme 'Como Eu Era Antes De Você' - Divulgação

Will (Sam Claflin) é um homem rico que vê tudo mudar no momento em que sofre um grave acidente. Atingido por uma moto, se torna tetraplégico. Ele, que tinha vida marcada por viagens e esportes radicais, passa a viver numa cadeira de rodas. O acidente o torna um homem depressivo e desanimado. Assim, Louisa Clark (Emilia Clarke) é contratada para cuidar do homem e o ajudar com o seu estado de espírito. 

Essa é a história do filmeComo Eu Era Antes de Você'. Lançado em 2016, será exibido pela TV Globo nesta segunda-feira, 25, na Sessão da Tarde. Emocionante, a produção é capaz de arrancar lágrimas de diferentes idades.

Muitos sabem que o longa-metragem compreende uma adaptação do livro escrito pela jornalista britânica Jojo Moyes. Entretanto, existe a dúvida: O filme é baseado numa história verdadeira?

Bom, existe uma inspiração para os eventos retratados no romance de Moyes, explica a People. Em 2016, ela disse ao veículo que foi inspirada por parentes que necessitavam de cuidados o dia inteiro. A qualidade de vida dessas pessoas e outras questões relacionadas estavam na mente da autora. 

Paralelo à situação dos familiares, ela foi informada da história de um jovem, na Inglaterra, que ficou tetraplégico após um grave acidente. 

"Vários anos depois do acidente, ele convenceu seus pais a levá-lo para acabar com sua vida. Ele se preocupava muito com seu corpo desde os três anos, tudo o que ele queria era praticar esportes. Fiquei tão chocado com a história dele, porque, como pai, não conseguia entender como você concordaria em levar seu próprio filho para acabar com a vida dele. Eu provavelmente também fui bastante crítica", relembrou ela.

A situação do rapaz e da família intrigou a escritora, que se deparou com uma série de perguntas em sua mente.

"Comecei a pensar 'Como seria se alguém que você ama tomasse essa decisão?' 'Como seria se você fosse essa pessoa?' Todos gostamos de pensar que seríamos como Christopher Reeve. Não tenho certeza se faria isso. Acho que ficaria amargo, com raiva e com inveja das pessoas que ainda usam seus corpos, então essa história não saía da minha cabeça e foi daí que veio, foi uma exploração de uma pessoa comum em uma situação extraordinária", afirmou ela.

Cena do filme Como Eu Era Antes De Você - Divulgação

Embora o jovem tenha, de fato, inspirado a escritora, os personagens retratados em 'Como Eu Era Antes de Você' são fictícios. O filme, entretanto, causou polêmica com um escritor da vida real.

Polêmica

A autobiografia Walking Papers, escrita por Francesco Clark, é referenciada no longa-metragem. Entretanto, o autor não só negou que tivesse se envolvido com o projeto, como também disse que não autorizou a menção. 

Ele, que é quadriplégico, também criticou o desenrolar e o final trágico da história. 

"Eu trabalho incansavelmente para mostrar para todo mundo que ser quadriplégico não o final da vida de ninguém – é um novo começo", explicou em 2016 ao Page Six. "Eu não estou tomando uma posição contra o suicídio assistido, estou dizendo que estou revoltado por terem me associado a uma história que diz que a única, ou melhor saída, para pessoas como eu, é a morte".