Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Titanic

Um mês após o naufrágio: Veja o primeiro filme baseado no Titanic

Antes mesmo da famosa adaptação cinematográfica de James Cameron, o naufrágio do Titanic, de 1912, já havia inspirado outro filme; confira!

Éric Moreira Publicado em 16/03/2024, às 11h00 - Atualizado em 19/03/2024, às 19h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração do naufrágio e pôster de 'Saved from the Titanic' - Willy Stower e Domínio Público via Wikimedia Commons
Ilustração do naufrágio e pôster de 'Saved from the Titanic' - Willy Stower e Domínio Público via Wikimedia Commons

Em 1912, o mundo se surpreendeu após ouvir falar que o RMS Titanic, o mais ambicioso projeto e maior navio construído até então, vendido como sendo o "navio inafundável", naufragou em meio à viagem que fazia da Inglaterra aos Estados Unidos. Na tragédia, mais de 1.500 pessoas morreram. 

Porém, embora o naufrágio por si só já seja suficientemente marcante, uma razão para ser lembrado até hoje é, certamente, o emblemático filme 'Titanic', de 1997, dirigido pelo cineasta americano James Cameron.

[Colocar ALT]
Pôster de 'Saves fron the Titanic' / Crédito: Público via Wikimedia Commons

Na história, que mistura fato e ficção, acompanhamos Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet) e Jack Dawson (Leonardo DiCaprio), dois passageiros fictícios do naufrágio que se apaixonam, e protagonizam uma das histórias de amor mais conhecidas do cinema.

+ Titanic: Afinal, Jack e Rose existiram na história real do naufrágio?

Embora seja a adaptação cinematográfica mais famosa do fatídico naufrágio, não é a única feita. A primeira foi lançada apenas um mês após o RMS Titanic afundar, e contou, inclusive, com uma sobrevivente na atuação. Conheça!

+ A 'vida dupla' do violinista que foi vítima do naufrágio do Titanic

'Saved from the Titanic'

'Saved fron the Titanic' ('Salva do Titanic', em tradução livre), a primeira adaptação cinematográfica do famoso naufrágio, foi lançada no dia 16 de maio de 1912, apenas um mês depois de o RMS Titanic afundar.

Com 10 minutos — o que com certeza se contrapõe ao filme de Cameron, que possui mais de 3 horas —, este curta-metragem mudo foi dirigido por Étienne Arnaud e escrito por Dorothy Gibson, uma atriz norte-americana que, inclusive, era uma das sobreviventes do naufrágio.

Segundo o portal Screen Rant, Gibson, assim como sua mãe, era uma das 28 pessoas que embarcaram no primeiro barco salva-vidas que partiu do RMS Titanic, enquanto o gigante afundava.

O grupo foi resgatado somente algumas horas após o navio afundar; e, logo após chegar em Nova York, o destino da trágica viagem, seu empresário a convenceu de que deveria aparecer em um filme baseado no naufrágio.

+ 'Titanic', a minissérie que foi lançada um ano antes do sucesso de Cameron

[Colocar ALT]
Dorothy, a estrela do filme /Crédito: Divulgação

Foi então que Gibson escreveu e, até mesmo, estrelou 'Saved from the titanic', onde interpretou uma versão ficcional de si mesma, e conta a história para seus (fictícios) pais e seu noivo.

A produção contava com imagens que mostravam icebergs, o capitão Smith, e do navio irmão do Titanic, o Olympic. Além disso, para aumentar a fidedignidade da obra, Gibson usou as mesmas roupas da noite da tragédia, explica a revista Smithsonian.

+ A banheira do capitão: Um dos mais curiosos registros do Titanic

Recepção, colapso e perda

Logo após o lançamento de 'Saved from the Titanic', o curta-metragem agradou à crítica, que também elogiou o desempenho de Dorothy. No entanto, a produção não deixou de ser criticada por lucrar com a tragédia ainda recente.

Ainda de acordo com o Screen Rant, este foi o último filme gravado por Gibson: o trabalho em questão a levou a sofrer com um colapso por resgatar experiências traumáticas.

Imagem de produção de 'Saved from the Titanic' / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Apesar de se saber parcialmente o que as críticas diziam sobre este filme, infelizmente ele não pode ser assistido hoje. Isso porque as únicas cópias conhecidas, que eram mantidas no Éclair Studios, responsável pela produção, foram destruídas em um incêndio em 1914, e as únicas evidências de sua existência conhecidas são fotos de produção impressas no Moving Picture News e no Motion Picture World e um pôster.

Assim, ainda hoje muitos historiadores consideram a perda de 'Saved from the Titanic' como extremamente significativa, sendo um relato recente do trágico incidente e um pedaço da história não só geral, como também do cinema mudo, que se foi.