Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Dr. House

House: Veja como a série ajudou médico alemão a salvar vida de paciente

Em 2012, um homem foi encaminhado a um hospital universitário na Alemanha apresentando insuficiência cardíaca grave — e foi salvo graças a episódio da série House!

Éric Moreira Publicado em 14/02/2024, às 16h44 - Atualizado em 16/02/2024, às 19h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de divulgação da série 'Dr. House' - Divulgação/NBC Universal Television Distribution
Imagem de divulgação da série 'Dr. House' - Divulgação/NBC Universal Television Distribution

Em 2004, foi exibido pela primeira vez na Fox, nos Estados Unidos, uma série que, nos anos que se seguiriam, conquistaria grande público: 'House'. Pioneira entre produções ambientadas em hospitais, o programa se passa no fictício Hospital-Escola Plainsboro de Princeton, no estado de Nova Jersey, onde o gênio afiado Dr. Gregory House soluciona uma série de mistérios de saúde que fariam dele digno de ser chamado de "Sherlock Holmes da medicina."

A série foi exibida entre novembro de 2004 e maio de 2012, em um total de 8 temporadas e 177 episódios. Já seu personagem principal, o Dr. Gregory House, é interpretado pelo ator britânico Hugh Laurie.

Hugh Laurie como o Dr. Gregory House / Crédito: Divulgação/NBC Universal Television Distribution

Em meio a tantos episódios, os mais inusitados casos médicos são retratados na série, incluindo o diagnóstico e tratamento de doenças e condições extremamente inusitadas e raras.

Porém, um pé na realidade nunca é deixado de lado, e assim'House' além de um belo produto de entretenimento, também pode ser bastante lúdico, principalmente para médicos e estudantes de medicina.

+ Paciente tem parte de crânio removida para realização de 'lavagem cerebral'

No entanto, em 2012 um caso registrado na Alemanha deu o que falar depois que, graças à série, um médico salvou a vida de um paciente ao recordar-se de um caso singular retratado em um dos episódios. Relembre!

Caso inusitado

Conforme repercutido pelo UOL, era novembro de 2012 quando um homem foi encaminhado às pressas até o hospital da Universidade Marburg, na Alemanha, apresentando insuficiência cardíaca grave.

A princípio, os médicos suspeitaram que ele teria apresentado um problema ainda não identificado nas artérias; porém, o cardiologista e professor Juergen Schaefer, um fã de carteirinha de 'House', percebeu que poderia ser outra coisa.

Após fazer uma análise dos sintomas, Schaefer relembrou um episódio do seriado em que o Dr. Gregory House se deparou com um paciente que apresentava sintomas semelhantes.

Porém, com toda a sua genialidade fictícia, o personagem constatou que a causa dos problemas do paciente era, na realidade, uma intoxicação por cobalto, que se desprendia de uma prótese danificada no quadril — o que levantou tal suspeita para o cardiologista alemão.

Curiosamente, o paciente do cardiologista alemão havia trocado sua prótese de cerâmica por uma de cobalto dois anos antes do ocorrido. Então, após realizar exames de sangue e uma radiografia no homem, foi confirmado o diagnóstico de que ele era, assim como na série, intoxicado por cobalto.

Logo após a descoberta, os profissionais realizaram um procedimento para remoção da prótese, e puderam confirmar que ela estava danificada. Após a cirurgia, felizmente, o paciente apresentou sinais rápidos de melhora.

"Dr. House alemão"

Conforme explicado posteriormente por Schaefer em um estudo de caso publicado em 2014 na The Lancet, uma das mais importantes revistas médicas do mundo, a intoxicação por cobalto ficaria conhecida por causar cardiomiopatia.

A revelação foi feita após estudos com trabalhadores da indústria de metais. Alguns casos semelhantes também foram registrados em pacientes com próteses ortopédicas defeituosas.

+ 'Cirurgião do Mal': Veja o que aconteceu com o médico retratado na série

Após o evento, Juergen Schaefer se tornaria diretor de um centro para investigação de doenças sem diagnóstico da Universidade Marburg, onde também ministrou uma série de palestras sobre doenças raras, inclusive, utilizando episódios da amada série para ilustrar. Por isso, ele ficou conhecido no meio da medicina até mesmo como "Dr. House alemão"