Curiosidades » Brasil

Conexão intelectual: O caso de amor entre Dom Pedro II e a Condessa de Barral

O romance, menos conhecido que o de seu pai D. Pedro I e a Marquesa de Santos, foi retratado em cartas que mostram a paixão que os dois mantinham

Isabela Barreiros Publicado em 08/05/2020, às 08h00

Condessa de Barral
Condessa de Barral - Wikimedia Commons

D. Pedro II era um homem muito tímido. Precocemente imperador do Brasil, ele foi casado com Teresa Cristina de Bourbon, mas, na verdade, o amor da sua vida foi outra mulher.

“Costumo dizer que Luísa não foi amante do imperador, mas sim sua grande paixão", analisa Mary Del Priore, historiadora que escreveu a biografia Condessa de Barral: A paixão do imperador.

“Quando conheceu Luísa, foi como se as portas do palácio se abrissem para ele”, continua. A mulher foi preceptora das princesas Isabel e Leopoldina, ensinando-as em casa. Muito culta, Luísa Margarida de Barros Portugal era casada com o francês Conde de Barral, filha de donos de engenho, frequentava a corte do rei Luís Filipe I da França e tinha um vasto conhecimento sobre literatura e artes.

O relacionamento de D. Pedro II e Luísa durou 34 anos, acabando somente com a morte de ambos. Usando o diário de Luísa e cartas trocadas pelos dois, Del Priore conseguiu reconstituir a biografia da Condessa. Os documentos estão, respectivamente, no arquivo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, no Rio de Janeiro, e no Museu Imperial de Petrópolis.

A Condessa de Barral / Crédito: Domínio Público

 

Com o casamento das princesas, a Condessa voltou para a Europa — e foi nesse momento que as correspondências começaram e a paixão se fortaleceu. O imperador até menciona em uma das cartas que sonhava em poder chegar de balão até a janela do quarto da mulher.

"Era a maneira de um ficar sabendo da vida do outro e também de interferir quando necessário. Como Luísa tinha uma vida social ativa, ele deixa escrito no diário que não gostava de vê-la sair. Mostra realmente o amor e os ciúmes que sentia pela condessa”, explica a historiadora. Quando se encontravam, era às escondidas, essencialmente no chalé alugado por Luísa em Petrópolis e também no Palácio de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro.

Porém, mais que carnal, o amor dos dois tinha um importante aspecto intelectual. D. Pedro, apesar de dono de uma grande biblioteca, não sabia muito bem o inglês e nem estava ciente da cultura europeia de artes e costumes. Segundo Del Priore, “Barral era uma mulher cultíssima, dona de uma vivência nas cortes europeias que o próprio imperador não tinha, mas admirava e necessitava”.

Os mais próximos já sabiam do romance dos dois. Mas, com a vinda da Condessa para o casamento do seu filho no Brasil, a imprensa começou a investigar a relação dela com o imperador e revelou ao público, no século 19, o amor dos dois. "Vários republicanos, que eram autores de peças teatrais, começaram a fazer peças sobre o triângulo amoroso”, comenta a historiadora.

O relacionamento de décadas de D. Pedro II e a Condessa de Barral foi um caso repleto de paixão e conexões intelectuais — seu cerne não era apenas o desejo entre eles. Ele terminaria apenas com a morte dos dois, quando D. Pedro II faleceu de complicações com diabetes e ela de pneumonia.


+ Saiba mais sobre Brasil Império pelas obras abaixo:

História do Brasil Império, de Miriam Dolhnikoff (2017) - https://amzn.to/2t0QmFI  

 A construção nacional: 1830-1889, de Vários Autores (2019) - https://amzn.to/351BjbY

A política da escravidão no Império do Brasil, de Tamis Parron (2011) - https://amzn.to/2EWTIfC

Escravidão e cidadania no Brasil monárquico, de Hebe Maria Mattos (1999) - https://amzn.to/2t6qAj6

História da Vida Privada no Brasil - Vol.2, de Vários autores (2019) - https://amzn.to/35ZWEE6

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W