Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Museu Imperial

Museu Imperial fascina ao mostrar espada dada por regimentos da Escócia para Dom Pedro II

Vídeo divulgado pelo Museu Imperial fascinou internautas ao mostrar uma bem conservada espada presente no acervo

Redação Publicado em 08/02/2023, às 15h00 - Atualizado em 15/02/2023, às 12h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens da espada divulgadas pelo Museu Imperial - Reprodução/Vídeo
Imagens da espada divulgadas pelo Museu Imperial - Reprodução/Vídeo

Responsável pelo rico acervo da família imperial brasileira, o Museu Imperial surpreende internautas ao usar o TikTok para mostrar não só os itens históricos da família, mas também o impressionante processo de conservação feito pela instituição.

Após mostrar o processo de acondicionamento de uma camisa usada pelo imperadorDom Pedro II e até mesmo o impressionante estado de conservação da sala de jantar utilizada pelo imperador e seus familiares, o museu agora surpreende com mais um item do acervo. 

@museu.imperial Espada do regimento "79th Cameron Highlander"  A peça, que faz parte do acervo do Museu Imperial, foi oferecida por um dos regimentos da Escócia ao imperador d. Pedro ll em sua visita ao país. Pertence a metade do século XIX (1847-1848). Produzida em metais, possui punho forrado de arame com pequenos pregos de prata, pomo formado por topázio embutido em prata trabalhada com folhagens estilizadas e, no centro da guarda, um escudo polonês. Lâmina reta de dois gumes, em aço, com monograma sob coroa real e as inscrições Highlander e Cameron, uma em cada lado. Bainha em couro preto, com bocal e ponteira de prata, trabalhada com ornamentos de conchas, folhas e flores de cardos (símbolos da Escócia). . . . . #museuimperial#museusbr#minc#Imperialmuseum#museum♬ som original - Museu Imperial

A espada

Isso porque o Museu Imperial fascinou os seguidores ao mostrar uma espada do regimento "79th Cameron Highlander" e que faz parte do acervo. O item histórico foi dado por um dos regimentos da Escócia ao imperador.

Espada do regimento '79th Cameron Highlander' A peça, que faz parte do acervo do Museu Imperial, foi oferecida por um dos regimentos da Escócia ao imperador d. Pedro ll em sua visita ao país. Pertence à metade do século XIX (1847-1848)", explica a legenda do vídeo publicado no TikTok.

A publicação também descreve de maneira impressionante os detalhes da espada. "Produzida em metais, possui punho forrado de arame com pequenos pregos de prata, pomo formado por topázio embutido em prata trabalhada com folhagens estilizadas e, no centro da guarda, um escudo polonês. Lâmina reta de dois gumes, em aço, com monograma sob coroa real e as inscrições Highlander e Cameron, uma em cada lado. Bainha em couro preto, com bocal e ponteira de prata, trabalhada com ornamentos de conchas, folhas e flores de cardos (símbolos da Escócia)", finaliza a legenda do vídeo. 

O vídeo fascinou os internautas que acompanham a conta do Museu Imperial. "É incrível como os artesãos faziam peças tão lindas com a tecnologia da época", escreveu um internauta nos comentários da publicação. "Que linda nossa quanta história nessa peça", respondeu outra conta no post.