Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Museu Imperial

Museu Imperial fascina ao mostrar conservação da sala de jantar de Dom Pedro II

Através de um vídeo impressionante, o Museu Imperial mostrou aos internautas a antiga sala de jantar da família imperial

Redação Publicado em 30/01/2023, às 12h00 - Atualizado em 03/02/2023, às 18h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registros da antiga sala de jantar de Dom Pedro II - Reprodução/Vídeo/Tiktok e Domínio Público
Registros da antiga sala de jantar de Dom Pedro II - Reprodução/Vídeo/Tiktok e Domínio Público

Instituição responsável pela preservação e memória do ilustre acervo da família imperial brasileira, o Museu Imperial usa as redes sociais para mostrar a conservação e os cuidados com objetos históricos que marcaram a história do Brasil Império. 

Após exibir um impressionante processo de acondicionamento de uma camisa utilizada por Dom Pedro II, o último imperador do Brasil, o perfil agora fascinou ao mostrar o perfeito estado de uma sala de jantar utilizada pela antiga família imperial. 

"Sala de jantar do Museu Imperial. Por não haver luz elétrica na época, os lustres, como o exemplar que decora a sala, eram iluminados com o auxílio de velas e para aproveitar ao máximo a iluminação natural, d. Pedro II e sua família se levantavam muito cedo", explica a legenda do vídeo publicado no TikTok.

Curiosidade

A publicação é acompanhada por um fato curioso a respeito da família imperial. Por levantarem cedo para aproveitar a luz do dia, o almoço e jantar eram servidos em horários que chamam atenção atualmente.

"Assim, o almoço era servido às 9 horas e o jantar, entre 16 e 17 horas. Os móveis, feitos por encomenda à firma Jeanselme Léger et Fils, foram usados pela família no Palácio de São Cristóvão", aponta a legenda da publicação. 

@museu.imperial Sala de jantar do Museu Imperial  Por não haver luz elétrica na época, os lustres, como o exemplar que decora a sala, eram iluminados com o auxílio de velas e para aproveitar ao máximo a iluminação natural, d. Pedro II e sua família se levantavam muito cedo. Assim, o almoço era servido às 9 horas e o jantar, entre 16 e 17 horas. Os móveis, feitos por encomenda à firma Jeanselme Léger et Fils, foram usados pela família no Palácio de São Cristóvão. . . . . #museuimperial#museusbr#mtur#imperialmuseum#museum♬ som original - Museu Imperial

Nos comentários, internautas se mostraram fascinados com a preservação do ambiente histórico no museu localizado no Rio de Janeiro. "Que elegância", escreveu uma conta. "Que super lindo e muito bem conservado", comentou outro internauta.