Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Charles III

Pesadas e repletas de pedras preciosas: Veja detalhes das coroas de Charles e Camilla

Marcada pela tradição da monarquia, coroação do rei Charles III ocorrerá neste sábado, 6

Redação Publicado em 04/05/2023, às 11h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O agora rei Charles III - Getty Images
O agora rei Charles III - Getty Images

Após assumir o trono da Inglaterra em setembro do ano passado, diante da morte da rainha Elizabeth II, o rei Charles III será coroado na Abadia de Westminster, em Londres, no sábado, 6. Sem dúvidas, o maior símbolo da cerimônia é a coroa. Se engana, todavia, que imagina que o rei usará apenas uma.

De acordo com a AFP, o monarca usará com a coroa de Saint Edward, exclusiva para coroações. Carregando história, foi utilizada pela mãe de Charles, a rainha Elizabeth II, em 1953. 

A coroa de Saint Edward /Crédito: Getty Images

No entanto, a coroa é ainda mais antiga, tendo sido produzida em 1661 visando a coroação de Charles II. Com isso, uma coroa medieval, elaborada em 1649, após a morte de Charles I, fora aposentada. 

A coroa que será usada pelo atual rei foi feita em ouro maciço e apresenta pedras preciosas e semipreciosas, que vão de rubis até safiras. O peso impressiona: a coroa tem 2,07 kg. Ajustada para a cabeça do monarca, não é a única que será utilizada. 

Com o fim da cerimônia, Charles passa a utilizar a Coroa Imperial do Estado. O item luxuoso, confeccionado em 1937, chamou atenção durante o funeral da rainha Elizabeth II.

A Coroa Imperial do Estado /Crédito: Getty Images 

Além de pesar 1,06 kg, a coroa apresenta 2.868 diamantes, 11 esmeraldas, 17 safiras, quatro rubis e 269 pérolas. Ela também conta com o diamante Cullian II. A pedra foi talhada a partir do diamante Cullian, o maior já descoberto. 

E a rainha consorte?

Para a cerimônia, a rainha consorte Camilla será agraciada com a coroa da rainha Mary, peça que conta com 2.200 diamantes. Se trata também de um fato inédito.

A coroa da rainha Mary /Crédito: Domínio público

Pela primeira vez, em quase três séculos, uma coroa antiga será utilizada na cerimônia de alguém que se tornará consorte. Segundo o Palácio de Buckingham, essa atitude foi tomada 'em prol da sustentabilidade e da eficácia'.