Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Renascer

Renascer: Veja como foi o final de Tião Galinha na versão de 1993

Obcecado pelo diabinho na garrafa, o personagem Tião Galinha teve um duro final na primeira versão de Renascer, lançada em 1993

Redação Publicado em 13/03/2024, às 15h54 - Atualizado em 24/03/2024, às 10h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tião Galinha em 2024 e em 1993 - Divulgação / TV Globo
Tião Galinha em 2024 e em 1993 - Divulgação / TV Globo

Em 1993, a dramaturgia da televisão brasileira viveu um momento memorável com a primeira exibição da novela que se tornaria um clássico: "Renascer", folhetim que transcendeu o tempo e conquistou o público com uma narrativa envolvente e personagens inesquecíveis.

A história se desenrola em duas linhas temporais diferentes, mas interligadas. Na primeira versão, o protagonista, José Inocêncio, caminha para se tornar um senhor do cacau, até que se encanta com Maria Santa. Casados, eles têm quatro filhos. 

É após a morte de Maria Santa que a novela apresenta uma nova fase, modificando também o elenco e alguns detalhes da trama, como os vilões. É na nova fase que muitos personagens importantes para a história são apresentados ao público, sendo um deles o memorável Tião Galinha. Em 1993, foi interpretado por Osmar Prado, e agora por Irhandir Santos).

Irhandir Santos como Tião Galinha - Divulgação / TV Globo

Entretanto, seu desfecho na história de Renascer é para lá de triste e controverso. Confira como foi o final de Tião em 1993.

Ganância 

Na trama, o personagem faz de tudo para ficar rico e se torna obcecado pelo 'diabinho' de José Inocêncio (Marcos Palmeira), ao descobrir que o objeto é capaz de transformar a vida de quem o tem.

Ao se ver em uma posição complicada financeiramente, Tião se desespera e tenta a qualquer custo ficar rico. Por isso, acredita nas histórias que lhe são contadas e inicia o processo de conseguir seu próprio diabinho da garrafa, numa tentativa de realizar os seus desejos.

Os personagens Tião Galinha e a esposa, Joana - Divulgação / TV Globo

A esposa, entretanto, não gosta nada da ideia, principalmente porque sua obsessão com esse processo acaba o afastando da família e do trabalho, quase o deixando “louco”. 

No entanto, algo que poucas pessoas imaginam é que o personagem que tanto almeja por uma vida melhor terá, na verdade, um final triste.

O final

No decorrer da trama, caso o remake mantenha o enredo da versão original da novela, Tião será preso por um crime que não cometeu. Além disso, sua esposa será abusada sexualmente por Egídio, que aproveita a ausência do empregado para cometer o crime.

Osmar Prado como Tião galinha na versão original - Divulgação / TV Globo

Abalado e sem esperanças com o futuro, o personagem decide colocar um fim à sua própria vida, enquanto está detido. Antes de sucumbir, Tião deixa um bilhete, um último suspiro de sua alma atormentada, de acordo com o SPLASH, do UOL.

"Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém. Quem ganha mais do que come sempre ganha o pão de alguém”, diz o bilhete final.

Briga nos bastidores?

Em uma entrevista para a Caras, em 2015, Osmar Prado revelou que teve um desentendimento com um executivo da TV Globo e pediu para deixar a trama antecipadamente.

Eu pedi pra sair, pra antecipar a morte do Tião, com ele no auge. Ele ia morrer, mas não sabia quando. Aí eles botaram o Tião se suicidando. O Tião foi preso, foi para cadeia e se matou".

Para saber se o final do personagem seguirá o mesmo, basta continuar assistindo à novela que está atualmente sendo exibida no horário nobre da TV, de segunda a sábado, às 21h30.