Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Renascer

‘Renascer’: Veja os personagens que morreram na primeira versão da novela

Sucesso em 1993, Renascer, de Benedito Ruy Barbosa, apresentou mortes de personagens importantes para a trama na segunda fase

Isabelly de Lima Publicado em 21/02/2024, às 19h00 - Atualizado em 23/02/2024, às 17h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da primeira versão de Renascer - Divulgação / TV Globo
Cena da primeira versão de Renascer - Divulgação / TV Globo

Em exibição no horário nobre da TV Globo, ‘Renascer’ conquista fãs com sua trama sobre família, amizade, tradição e, não poderia faltar, amor. A história de José Inocêncio e sua família carrega um enredo comovente e instigante, com muita intriga e reviravoltas.

Após a morte de sua amada esposa, Maria Santa, Inocêncio leva uma vida de pai solteiro ao criar seus quatro filhos, sendo a relação com o mais novo, João Pedro, mais difícil que a dos demais.

É exatamente após a morte de Santinha que a trama muda por completo, já que se inicia nova fase da novela. Novos personagens são acrescentados e um novo elenco toma conta da história marcada por reviravoltas.

Marcos Pereira como José Inocêncio - Divulgação / TV Globo

Renascer’ foi um grande sucesso no ano de seu lançamento original, ou seja, de sua primeira versão em 1993, com Antônio Fagundes na pele do protagonista na segunda fase e Marcos Pereira como seu filho caçula. Já em 2024, a produção ganhou um remake pela mesma emissora, mas, agora, com Marcos Palmeira interpretando o produtor de cacau e Juan Paiva como João Pedro.

Algo curioso de se pensar é que a primeira versão da novela apresentou algumas mortes de personagens na segunda fase, então há altas chances de que o feito se repita na nova versão da novela. Caso o remake siga os mesmos passos de sua produção de base, ao menos 4 personagens centrais vão morrer. Confira abaixo!

Mortes da primeira fase

Na primeira fase de ‘Renascer’, algumas mortes marcaram o período inicial da novela, sendo fundamentais para o decorrer da trama, como os assassinatos de Belarmino (Antônio Calloni) e Firmino (Enrique Diaz), dois dos principais vilões da novela, que determinariam o “reinado” de José sob o mercado de cacau na região.

Outra morte significativa na trama, como mencionado anteriormente, é a de Santinha (Duda Santos), a esposa do protagonista e grande amor da sua vida. Ela faleceu durante o parto do filho caçula e por toda a vida do menino, o pai o culpou pela tragédia.

José Inocêncio na primeira fase do remake junto a Santinha - Divulgação / TV Globo

Essa morte é o ponto que faz toda a trama de rivalidade entre pai e filho se tornar mais intensa ao longo dos anos, sendo reforçada quando Mariana (Theresa Fonseca) entra na vida dos dois, dividindo ainda mais José e João Pedro por se apaixonarem da mesma mulher. Entretanto, novas mortes poderão impactar a história ainda mais na segunda versão.


Egídio

Interpretado por Vladimir Brichta, o vilão Egídio é a versão atual do personagem de Herson Capri, o Coronel Teodoro de 1993. O maior rival do protagonista é assassinado no decorrer da trama de maneira misteriosa, explica a Revista AnaMaria.

O culpado pelo seu assassinato só é mostrado no final. Assim, é revelado que Mariana é a autora do crime. A personagem alega que se livra do vilão para fazer com que o então marido, José Inocêncio, não sofra com suas maldades. Como se trata de um novo personagem, ainda é um mistério se ele repetirá o destino trágico do coronel. 


Tião Galinha

Vivido por Osmar Prado em 1993, Tião Galinha (Irandhir Santos) também falece. O marcante e humilde catador de caranguejos, que somente pensa em crescer na vida, sofre diversas humilhações longo da história.

Tião Galinha em 2024 e em 1993 - Divulgação / TV Globo

Seu fim é um dos mais tristes de toda a trama, principalmente pela motivação. No final da novela ele é preso injustamente, e lá, leva um tapa na cara enquanto está na cadeia. Descontente com sua situação atual, ele comete suicídio.


José Inocêncio

O fim do protagonista da novela é um dos mais aguardados, já que seu papel é o que move toda a história. Com a saúde debilitada, José sofre um acidente em sua própria cadeira de rodas e fica acamado, com muitas dores e sofrendo bastante. É nesse momento que o filho mais novo tira do Jequitibá-Rei o facão do pai, visando o livrar da agonia.

Além de ser uma cena comovente, a relação de pai e filho faz com que o momento final do “Coroné” do cacau seja ainda mais emocionante. Antes de falecer, Inocêncio pede perdão ao filho por tê-lo rejeitado durante a vida e, quando enfim descansa, se encontra com o espírito de Maria Santa.


José Venâncio

Um dos filhos de José Inocêncio, José Venâncio (Rodrigo Simas no remake) faleceu na versão original da novela. O jovem rapaz é vítima de uma armadilha feita por Egídio, cujo alvo era, na verdade, seu irmão mais novo, João Pedro, apaixonado pela filha do vilão.

José Venâncio em 2024 e em 1993 - Divulgação / TV Globo

Vale ressaltar que na versão de 1993, o personagem saiu da novela por um motivo diferente, que envolveu os bastidores. O que se sabe a respeito da saída do ator Taumaturgo Ferreira da trama, ainda segundo o Na Telinha, é devido à sua atuação, que não teria agradado o diretor e nem mesmo o autor da novela.