Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Esmagamento

156 mortes: Autoridades da Coreia do Sul falam sobre tragédia em Halloween

Comemoração de Halloween em Seul se transformou em desastre após diversas pessoas serem esmagadas em meio à multidão

Ingredi Brunato, sob supervisão de Giovanna Silva Publicado em 01/11/2022, às 10h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens da multidão durante a celebração transformada em tragédia - Divulgação/ Redes Sociais
Imagens da multidão durante a celebração transformada em tragédia - Divulgação/ Redes Sociais

A Coreia do Sul está em luto nacional após a tragédia ocorrida em Itaewon, um distrito da cidade de Seul onde ocorreu uma comemoração de Halloween a céu aberto no último sábado, 29. 

A festa acabou contando com a presença de cerca de 100 mil pessoas, formando uma multidão que, em alguns locais, estava tão densa que os indivíduos não conseguiam mais controlar em que direção avançavam, e, nos piores casos, tinham dificuldades de respirar devido à compressão de corpos um contra o outro, o que levou aos óbitos por asfixia, segundo explicado pelo The Guardian. 

A situação se tornou particularmente perigosa em um beco estreito e íngreme próximo ao Hamilton Hotel, onde a maioria das mortes aconteceu. O baixo número de policiais presente no evento, por sua vez, não foi capaz de direcionar a multidão, mantendo sua segurança. 

Até o momento, foram confirmadas 156 fatalidades, com as vítimas consistindo principalmente de jovens entre 20 e 22 anos, além de haverem mais mulheres do que homens. Houveram ainda mais de 100 feridos. 

Respostas 

Em pronunciamento à população sul-coreana, o primeiro-ministro Han Duck-soo se referiu ao esmagamento como "um acidente desastroso que não deveria ter acontecido", e anunciou a abertura de uma investigação. 

O governo realizará uma investigação completa sobre o que causou este acidente e fará o possível para fazer as mudanças institucionais necessárias para que tal acidente não se repita”, afirmou o político, conforme repercutido pelo Al Jazeera. 

O chefe de polícia de Seul, Yoon Hee-keun, também veio a público nesta terça-feira, 1, relatando sentir "tristeza e responsabilidade indescritíveis como o presidente responsável pela vida e segurança do povo". 

"É necessário criar um sistema de gestão de segurança para prevenir acidentes com multidões que possa ser aplicado a eventos de grupos que não têm um organizador, como este", avaliou o profissional, de acordo com a Reuters. 

O oficial admitiu ainda que "a resposta" de seu departamento às "chamadas de emergência" feitas pelos presentes na festa de Halloween de Itaewoon foi "inadequada". Houveram diversas ligações preocupadas a respeito da densidade da multidão antes do trágico episódio de esmagamento se desenrolar.