Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Charles Dickens

163 anos depois, conteúdo de carta de Charles Dickens é desvendado

Programadores aceitaram o desafio e chegaram a uma conclusão; confira

Penélope Coelho Publicado em 09/02/2022, às 12h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato de Charles Dickens - Divulgação/Domínio público Jeremiah Gurney - Galeria de leilões de patrimônio
Retrato de Charles Dickens - Divulgação/Domínio público Jeremiah Gurney - Galeria de leilões de patrimônio

Nesta quarta-feira, 9, foi divulgada a informação de que especialistas conseguiram decifrar o conteúdo — até então misterioso — de uma carta do clássico escritor britânico da era vitoriana Charles Dickens.

A dúvida sobre o conteúdo repleto de símbolos, pontos e rabiscos durou 163 anos, mas, foi desvendado por dois programadores norte-americanos, especialistas em ciência da computação.

De acordo com informações publicadas pelo jornal O Globo, tudo aconteceu após a Universidade de Leicester, na Inglaterra, promover um desafio para decodificação da carta, que passou anos guardada no Museu e Biblioteca Morgan, em Nova York.

Segundo revelado na publicação, a instituição de ensino prometeu recompensa de 300 libras, aproximadamente R$ 2.300 na cotação atual da moeda, para quem conseguisse desvendar o mistério. 

Após seis meses trabalhando no caso, os homens concluíram que a carta em questão remete a uma disputa do autor inglês, contra o jornal The Times. Com o trabalho, 70% do conteúdo foi decodificado até o momento. 

Através de símbolos — método usado por Dickens para anotar com rapidez — o escritor teria pontuado que o periódico estava errado ao rejeitar um anúncio que ele gostaria de promover.