Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / 1984

1984: Clássico tem pico de busca após ser citado no BBB

Escrita por George Orwell, distopia narra uma sociedade autoritária vigiada por câmeras pelo Grande Irmão; obra justamente inspirou a criação do BBB

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 17/01/2024, às 11h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Recorte da capa do livro '1984', de George Orwell - Divulgação/Companhia das Letras
Recorte da capa do livro '1984', de George Orwell - Divulgação/Companhia das Letras

Clássico de George Orwell, o livro '1984' teve um pico de buscas na madrugada desta quarta-feira, 17. O motivo foi um tanto quanto sugestivo: a obra foi citada pela influencer Vanessa Lopes durante o Big Brother Brasil

Conforme mostra o Google Trends, as buscas pelo livro foram focadas em usuários do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte e Alagoas, conforme repercutido pela CNN Brasil. 

A citação à obra, que justamente inspirou a criação do reality show, foi feita por Lopes em conversa com os participantes Luigi e MC Bin Laden; quando a sister relatou que uma das paredes da casa a fez lembrar o livro; que foi publicado pela primeira vez em 1949. 

Tem um livro que é baseado nesse programa, 1900 e não sei o quê. Eu recebi de uma pessoa que eu ficava lá em Recife […]. Enfim, é porque é o destino. [Ela] Me contou um pouco da história, que é uma sociedade em que tudo vê tudo, não tem privacidade, tudo seu é visto. Enfim, e aí tem um grande irmão, em que ele vê tudo, o big brother. Aquela parede tem olhos, olhos que abrem e fecham", comentou. 

1984

1984 apresenta uma distopia onde um governo autoritário, chamado de Grande Irmão, monitora tudo o que as pessoas fazem e dizem através das chamadas teletelas — uma espécie de aparelho que serve, ao mesmo tempo, como televisor e câmera. 

+ 1984: Clássico de Orwell terá indicados ao Oscar em nova adaptação

Com o regime de vigilância constante, Orwell narra a história de Winston Smith, em sua jornada de busca pela individualidade; ainda que constante o sentimento de medo pela repressão do Estado. 

"Publicada originalmente em 1949, a distopia futurista 1984 é um dos romances mais influentes do século 20, um inquestionável clássico moderno. Lançada poucos meses antes da morte do autor, é uma obra magistral que ainda se impõe como uma poderosa reflexão ficcional sobre a essência nefasta de qualquer forma de poder totalitário", diz a apresentação do livro no site da Companhia das Letras.