Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Irã

Após cem dias de protestos, mais de 500 mortes de manifestantes foram registradas no Irã

Entre os mortos estão 69 crianças; duas pessoas foram executadas pelas autoridades locais

Redação Publicado em 27/12/2022, às 15h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Manifestantes levam cartaz com foto de Mahsa Amini - Getty Images
Manifestantes levam cartaz com foto de Mahsa Amini - Getty Images

Cem dias se passaram desde o início dos protestos da população iraniana contra o governo do país, período no qual o atual regime se mostrou abalado. Porém, é preciso destacar que mais de 500 pessoas, entre as quais estão 69 crianças, morreram em meio às manifestações, conforme revelou a Agência de Notícias de Ativistas de Direitos Humanos (HRANA).

Além disso, dois manifestantes foram executados pelas autoridades do Irã, sendo que ao menos 26 outros devem ser condenados à mesma pena. Mesmo assim, a população afirma que não irá desistir, conforme informou o portal BBC.

Atriz detida

Mesmo algumas celebridades do país têm sido detidas por manifestarem seu apoio aos protestos. É o caso da atriz Taraneh Alidoosti, que posicionou-se contra a execução de um jovem manifestante.

Ela também publicou uma foto nas redes sociais sem o véu islâmico, que é obrigatório pelas leis do país, em que segurava uma placa com a frase "Mulher, Vida e Liberdade", o slogan dos protestos.

"Eu trabalhei com Taraneh em quatro filmes e agora ela está na prisão por seu legítimo apoio a seus compatriotas e sua oposição às sentenças injustas anunciadas", escreveu em seu perfil no Instagram Asghar Farhadi, diretor do filme vencedor do Oscar "O Apartamento", do qual Alidoosti participou.

"Se mostrar tal apoio é um crime, então dezenas de milhões de pessoas nesta terra são criminosos", finalizou Farhadi.