Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

70 organizações são selecionadas para receber parte de fortuna de jovem herdeira

Nesta terça-feira, 18, o conselho montado pela herdeira determinou o destino da fortuna, que será distribuída entre 70 organizações

Redação Publicado em 18/06/2024, às 19h23 - Atualizado em 20/06/2024, às 20h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marlene Engelhorn, herdeira de fortuna da BASF - Reprodução/Vídeo/Youtube/MOMENT Magazin
Marlene Engelhorn, herdeira de fortuna da BASF - Reprodução/Vídeo/Youtube/MOMENT Magazin

Com 32 anos, a herdeira austríaca Marlene Engelhornpretende distribuir quase 27 milhões de dólares (cerca de 146 milhões de reais) da sua fortuna para 70 organizações escolhidas através de um painel composto por 50 cidadãos.

Em janeiro do ano passado, a rica herdeira defensora do aumento de impostos para os mais ricos ganhou destaque na mídia internacional ao anunciar que iria doar a maior parte de sua herança. Desde então, ela formou um conselho cidadão composto por 50 austríacos, encarregados de propor como sua fortuna seria distribuída.

Já na última terça-feira, 18, os membros desse conselho anunciaram que os milhões de Engelhorn serão divididos entre 77 organizações dedicadas a várias causas, como proteção ambiental, educação e saúde.

Engelhorn, cofundadora da iniciativa Taxmenow, também é uma das líderes de um grupo de milionários que pressionam por aumentos de impostos governamentais para reduzir a desigualdade entre os ricos e os pobres.

Conforme repercutido pelo UOL, por ser descendente do fundador do gigante químico Basf, Friedrich Engelhorn, ela herdou uma fortuna considerável quando sua avó faleceu em 2022.

Distribuição de riqueza

O resultado é tão diverso como o próprio Conselho. Mas o que todas as decisões têm em comum é que querem uma sociedade mais justa", afirmou Alexandra Wang, diretora do projeto, em uma coletiva de imprensa.

Após o anúncio do projeto, cinquenta austríacos foram selecionados para participar do projeto, que se estendeu entre março a junho, com o propósito de buscar soluções “em interesse de toda a sociedade”.

É importante ressaltar que Engelhorn não participou da coletiva de imprensa desta terça, pois se distanciou do processo uma vez que o Conselho foi formado. “Grande parte do meu patrimônio herdado, que por meu nascimento me elevou a uma posição de poder, foi redistribuído de acordo com os valores democráticos”, disse ela em um comunicado.