Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

73 múmias pré-incas do Império Wari são desenterradas no Peru

Junto às múmias, foram encontrados tecidos, máscaras e cajados relacionados à civilização anterior ao grandioso Império Inca; confira!

Redação Publicado em 28/11/2023, às 10h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Restos mortais de um indivíduo com máscara e objetos desenterrados - Divulgação/Programa de Arqueologia da PUCP "Vale de Pachacámac"
Restos mortais de um indivíduo com máscara e objetos desenterrados - Divulgação/Programa de Arqueologia da PUCP "Vale de Pachacámac"

No Peru, 73 múmias relativas ao antigo Império Wari — anterior aos Incas, que formaram o maior império que já existiu na América do Sul —, datadas de cerca de mil anos atrás, foram desenterradas. Junto às sepulturas, também foram encontrados tecidos, cajados, cerâmicos, e outros objetos referentes à cultura.

Conforme descrito pelo Live Science, cada um dos indivíduos descobertos estava embrulhado em tecido, alguns inclusive coloridos, e corda. Algumas múmias em específico ainda usavam máscaras de madeira, conhecidas como "cabeças falsas", conforme descrito por Krzysztof Makowski, chefe de pesquisa e arqueólogo da Pontifícia Universidade Católica do Peru, em publicação no blog Archeowieści, administrado pela Faculdade de Arqueologia da Universidade de Varsóvia.

Descobertos no sítio arqueológico de Pachacámac, próximo da cidade de Lima, os sepultamentos são pertencentes à antiga cultura Wari, datando do período entre os anos 800 e 1.100, quando eles ainda se expandiam pela região, antes da ascensão dos incas. Os Wari são hoje conhecidos principalmente por suas múmias bem preservadas, arte elaborada — com cerâmicos e tecidos considerados complexos —, além de praticar sacrifícios e usar alucinógenos em rituais religiosos.

+ Antes dos Incas, império Wari já mostrava seu poder através do pigmento, sugere estudo

Além das múmias, máscaras e cerâmicos, outros achados que se destacam são dois bastões de madeira descobertos em um depósito de conchas de “ostras espinhosas”, em um assentamento próximo.

Isso porque os objetos possuem iconografia esculpida, com esculturas representando uma figura usando capacetes parecidos com os do reino Tiwanaku, o que sugere que o povo que viveu em Pachacámac teve algum contato com esse outro grupo do sul do Império Wari — onde hoje estão Peru, Bolívia e Chile.

Esculturas em bastões encontrados em assentamento do antigo Império Wari, no Peru / Crédito: Divulgação/Juan Tió Idrogo

Pachacámac

A região de Pachacámac, de acordo com o blog Archeowieści, era um assentamento relativamente modesto durante a era em que era parte do Império Wari. No entanto, com a chegada dos Incas — que floresceram no século 15 —, cresceu substancialmente e se tornou um importante local de culto religioso.

Na língua Quíchua, falada pelos povos indígenas que vivem nos Andes, Pachacámac significa "aquele que dá vida à Terra".