Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Jair Bolsonaro

Advogado disse que Bolsonaro 'agiu conforme a lei' ao ficar com pacote de presentes sauditas

O ex-presidente recebeu o segundo pacote, que também não foi interceptado pela Receita Federal

Redação Publicado em 08/03/2023, às 15h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O ex-presidente Jair Bolsonaro - Getty Images
O ex-presidente Jair Bolsonaro - Getty Images

Um pacote de presentes que teria supostamente sido enviado pelo governo saudita ao ex-presidenteJair Bolsonaro, que o recebeu e decidiu ficar com eles, agora estão em seu acervo pessoal. O advogado de Jair, Frederick Wassef, disse que a ação foi legal, principalmente por se tratar de bens de caráter “personalíssimo”.

Bolsonaro confirmou à CNN Brasil, que o segundo pacote foi incorporado ao seu acervo pessoal, mas não detalhou a informação. Essa foi a primeira reação coordenada do ex-presidente com seu advogado para reagir ao caso que acontece após um documento da presidência que registra o recebimento do envio dos sauditas vir à tona.

A Folha de S. Paulo revelou que esse segundo pacote de presentes sauditas entrou no país sem os devidos trâmites legais. Na última sexta-feira, 3, o Estado de S. Paulo já havia reportado que um primeiro conjunto de joias sauditas havia sido interceptado pela Receita Federal em Guarulhos, avaliado em R$ 16,5 milhões.

O conteúdo 

De acordo com a Reuters, via Uol, o pacote de presentes recebido por Jair conta com abotoaduras, um anel, uma caneta e um tipo de rosário, tudo da marca suíça de diamantes Chopard. Tudo isso estava na bagagem de um dos integrantes da comitiva brasileira que encontrou representantes do governo saudita em 2021, no exterior.

Não houve ainda avaliação do valor desse pacote.Wassef disse em uma nota, na noite de terça-feira, 7, que Bolsonaro declarou os bens de "caráter personalíssimo recebidos em viagens", agindo conforme a lei, sem existir nenhuma irregularidade em sua conduta.