Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Império Bizantino

Agricultor descobre mosaico bizantino ao tentar plantar árvore em Gaza

Mosaico, que foi encontrado em um campo de refugiados, tem entre 1300 e 1500 anos

Redação Publicado em 19/09/2022, às 12h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Parte de mosaico encontrado em Gaza - Divulgação / Vídeo / Youtube
Parte de mosaico encontrado em Gaza - Divulgação / Vídeo / Youtube

Enquanto tentava plantar uma árvore, um fazendeiro palestino encontrou em seu jardim um mosaico da era bizantina, o qual teria entre 1300 e 1500 anos. A incrível descoberta se deu no campo de refugiados de Bureij, em Gaza.

A descoberta ocorreu há cerca de seis meses, quando Salman al-Nabahin e seu o filho decidiram cavar o jardim para tentar descobrir o motivo pelo qual algumas de suas oliveiras não criavam raízes. Em determinado momento, o machado de um deles atingiu uma superfície dura, que mais tarde percebeu-se fazer parte de um grande mosaico.

Mosaico encontrado por agricultor / Crédito: Divulgação / vídeo / Youtube

Pesquisei na internet. Descobrimos que era um mosaico pertencente à era bizantina", disse al-Nabahin à agência de notícias Reuters.

Um grande tesouro

"Eu vejo isso como um tesouro, mais caro que um tesouro. Não é pessoal, pertence a todo palestino", declarou o agricultor à fonte.

Conforme informou o Ministério de Turismo e Antiguidades da Palestina, o piso conta com diversos painéis de mosaico que representam animais, além de características da vida social durante o Império Bizantino, que durou entre 330 e 1453 d.C.