Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

'Alarmes irritantes': O zelador que fez universidade perder mais de 20 anos de pesquisas

Zelador desligou freezer que preservava 20 anos de pesquisas ao se deparar com 'alarmes irritantes'

Redação Publicado em 27/06/2023, às 12h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro da Universidade - UpstateNYer
Registro da Universidade - UpstateNYer

Nos Estados Unidos, um caso chamou atenção nas últimas horas. Isso porque um zelador do Rensselaer Polytechnic Institute, localizado no interior de Nova York, fez a instituição perder mais de 20 anos de pesquisas ao desligar um freezer. O caso foi repercutido pela CNN Internacional.

O ato do zelador foi motivado por 'alarmes irritantes' emitidos pelo freezer. Ele, que acreditava ajudar ao desligar o freezer, acabou protagonizando uma verdadeira dor de cabeça para a universidade

Como consequência, o instituto moveu uma ação contra a Daigle Cleaning Systems, empresa terceirizada responsável pela contratação do profissional. Ele, que trabalhou durante vários meses em 2020, não é alvo de uma ação. No entanto, o Instituto Rensselaer alega que a culpa é da empresa contratante, que além de não ter treinado o zelador, também não supervisionou o seu trabalho da melhor maneira.

Localizada nos EUA, a instituição agora pede mais de US$ 1 milhão em danos e também os honorários advocatícios da Daigle Cleaning Systems. "O réu, por meio de sua supervisão e controle negligente, descuidado e/ou imprudente do [zelador], causou danos a certas culturas de células, amostras e/ou pesquisas no laboratório", documenta um trecho da ação. 

O que aconteceu?

Com a repercussão do caso, muitos podem questionar o que causou os 'alarmes irritantes'. Bom, a universidade deixou claro no processo que as 'culturas de células e espécimes' que se encontravam no freezer necessitavam ser preservadas a -80ºC. 

Para se ter ideia do quão delicada era a situação, uma flutuação de 3ºC seria responsável por causar danos e assim faria com que os alarmes disparassem. Em 14 de setembro de 2020, o freezer emitiu um alerta após a temperatura marcar -78ºC. Os responsáveis confirmaram que o material se encontrava em segurança até que um reparo fosse realizado.

Enquanto aguardavam o reparo, uma trava de segurança foi colocada no freezer. Além disso, também deixaram um aviso: "Este congelador está apitando porque está em reparo. Por favor, não mover nem desconectá-lo. Nenhuma limpeza é necessária nesta área. Você pode pressionar o botão de silencioso de alarme/teste por 5-10 segundos se quiser silenciar o som".

No entanto, em 17 de setembro o zelador se deparou com 'alarmes irritantes'. Ele, que acreditava que ajudaria a equipe, desligou os disjuntores que davam a eletricidade para o freezer. No dia seguinte, a equipe tentou salvar a pesquisa, entretanto, a descreveram como "comprometida, destruída e tornada irrecuperável, demolindo mais de vinte anos de pesquisa".