Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Redes sociais

Alexandre de Moraes devolve redes sociais para deputados contra resultado das eleições

As redes sociais haviam sido bloqueadas por espalhar supostas fake news sobre as urnas eletrônicas

Redação Publicado em 08/12/2022, às 18h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alexandre de Moraes - Getty Images
Alexandre de Moraes - Getty Images

Nesta quinta-feira, 8, Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ordenou para as redes sociais, que os perfis nas redes sociais dos deputados que divulgaram desinformação sobre as urnas eletrônicas durante o período eleitoral fossem devolvidos aos seus respectivos donos. 

Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, havia solicitado para Alexandre um pedido para “a reconsideração das decisões que determinaram a suspensão de perfis de Deputados Federais nas redes sociais, dada a relevância dessa forma de comunicação para o exercício pleno das atribuições do mandato parlamentar”, conforme apurou a CNN Brasil. 

Casos as mensagens já divulgadas antes da decisão ou novas publicações que venham prejudicar o Estado Democrático de Direito e a Justiça Eleitoral voltem a ser veiculadas, Moraes fixou uma multa que será cobrada de forma diária no valor de R$20 mil, que poderá ser descontada de maneira direta dos vencimentos. 

Referente a Carla Zambelli, deputada federal, Alexandre disse que caso haja republicação de conteúdos irregulares, a reativação da conta da deputada estará desautorizada.  

Os perfis devolvidos 

Dentre os perfis liberados para seus donos está o dos deputados eleitos Gustavo Gayer (PL-GO) e Nikolas Ferreira (PL-MG) e o dos deputados federais Major Vitor Hugo (PL-GO) e Marcel Van Hattem