Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Alexandre Nardoni

Alexandre Nardoni: Entenda o que pode dificultar progressão de regime

Preso pela morte da própria filha, Isabella, Alexandre Nardoni pode encontrar obstáculo para a progressão atual do regime

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 28/02/2024, às 15h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alexandre Nardoni - Reprodução/Vídeo
Alexandre Nardoni - Reprodução/Vídeo

Nos últimos dias, o nome Alexandre Nardoni se tornou assunto nas redes sociais. Ele, que está preso desde 2008 pela morte da própria filha, Isabella, deve deixar a prisão no mês de abril após a mudança de regime de cumprimento de pena, que passará a ser aberto.

Entretanto, Alexandre, condenado por jogar Isabella pela janela do prédio onde morava, pode encontrar um obstáculo. Luiz Marcelo Negrini, o promotor que acompanha o processo de progressão de regime em Tremembé, os testes psicológicos podem dificultar o caso de Nardoni.

Assim como Anna Carolina Jatobá, que também foi condenada pelo crime, Alexandre deve passar pelos testes, explica o jornalista e escritor Ulisses Campbell na Coluna True Crime, no O Globo. É neste processo que deve provar que se arrepende do crime cometido, Alexandre, entretanto, nunca confessou o assassinato.

Teste de Rorschach

"Ele vai ter que fazer o exame criminológico e o teste de Rorschach para mostrar como lida com o crime que cometeu e, principalmente, para provar que está arrependido de ter matado a própria filha", explicou o promotor.

O teste em questão é popularmente conhecido como 'teste do borrão de tinta'. São exibidas ao presidiário dez pranchas brancas. Oito apresentam manchas abstratas escuras e duas retratos coloridos. 

Submetido as pranchas por um psicólogo, o preso descreve o que enxerga em cada uma das pranchas num período de duas horas.

Assim, o teste pode revelar uma personalidade agressiva ou até mesmo vontade de cometer outros crimes. No final do teste, o psicólogo em questão envia laudos ao juiz, que analisa o resultado ao avaliar a mudança de regime de cumprimento de pena.

Em 2019, explica o escritor, o Ministério Público recomendou que Nardoni fizesse o exame, ele, entretanto, recusou. Embora tenha conseguido as 'saidinhas' em datas específicas, o processo atual pode ser mais rigoroso. O condenado, atualmente, se encontra no regime semi-aberto.

"A Justiça costuma ser mais benevolente quando concede as saidinhas porque é uma liberdade muito curta (cada uma tem sete dias). Mas, para mandar o preso para a liberdade, as exigências são mais rigorosas", afirmou Luiz Marcelo Negrini.