Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Alexei Navalny

Alexei Navalny, o opositor de Putin, morre na prisão

O ativista político enfrentava uma sentença de 19 anos em uma das piores prisões da Rússia após ser condenado por "extremismo"

Ingredi Brunato Publicado em 16/02/2024, às 09h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O opositor russo Alexei Navalny - Michał Siergiejevicz via Wikimedia Commons
O opositor russo Alexei Navalny - Michał Siergiejevicz via Wikimedia Commons

Alexei Navalny, ativista político e principal opositor do atual chefe de estado da Rússia, Vladimir Putin, faleceu nesta sexta-feira, 16, na prisão de segurança máxima para onde foi recentemente transferido. Ele tinha 47 anos. 

Segundo anunciado pelo órgão do governo russo que administra as penitenciárias federais do país, Navalny havia, após uma caminhada, sofrido um mal-estar e perdido a consciência.

Sua causa de morte, porém, ainda não foi divulgada ao público. Dmitry Peskov, que é o porta-voz do Kremlin, alegou que, no momento, "todas as verificações" estão sendo feitas na tentativa de determinar uma explicação para o episódio. 

Mais detalhes

O opositor de Putin era mantido em uma prisão chamada de "Lobo Polar", que fica situada próxima ao Círculo Polar Ártico. O local é conhecido por suas temperaturas severas, que podem alcançar até - 30°C, e por abrigar indivíduos condenados por crimes graves, conforme repercutiu o UOL. 

Navalny, por sua vez, havia sido considerado culpado de "terrorismo" e "criação de organização extremista", o que lhe rendeu uma sentença de 19 anos. A Anistia Internacional, porém, que é uma ONG internacional de defesa aos direitos humanos, o considerava um "preso de consciência" e pedia por sua libertação. 

Vale mencionar que, no passado, o ativista político sofreu uma tentativa de envenenamento. Seu time de defesa acusava o governo russo de tê-la orquestrado, mas o Kremlin negava.