Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Tesouro

Americano encontra tesouro do século 19 enterrado em seu quintal

Acredita-se que tesouro de mais de 700 moedas tenha sido enterrado durante a Guerra Civil Americana

Éric Moreira, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 11/07/2023, às 08h04 - Atualizado em 13/07/2023, às 13h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Moedas encontradas em quintal de americano - Divulgação/Numismatic Guaranty Co.
Moedas encontradas em quintal de americano - Divulgação/Numismatic Guaranty Co.

No início deste ano, um norte-americano residente do estado de Kentucky fez um achado surpreendente. Ao todo, encontrou mais de 700 moedas datadas do período da Guerra Civil Americana enterradas em meio ao seu milharal. 

As informações foram confirmadas pelo serviço Numismatic Guaranty Co., que confirmou que os artefatos eram verdadeiros, além do GovMint, para onde as moedas foram vendidas. Referido como o "Grande Tesouro do Kentucky", o achado conta com peças de ouro cujas datações vão desde 1840 até 1863, sem mencionar diversas moedas de prata. 

Essa é a coisa mais insana de todos os tempos: são moedas de ouro de um dólar, dez dólares, 20 dólares", contou o responsável pela descoberta na fazenda, que não teve sua identidade divulgada, aos serviços.

Segundo descrito pelo Numismatic Guaranty Co. e o GovMint, a grande maioria do tesouro é composto por moedas de ouro, cerca de 95% do total. Além disso, entre o achado, estão 20 moedas de 10 dólares, e outras oito de 20, sendo a mais rara delas um exemplar que pesa 28g datado de 1863.

Tesouro de guerra

De acordo com a Revista Galileu, a moeda de 20 dólares teve uma história bastante breve nos Estados Unidos, tendo circulado somente entre 1850 e 1907. Sua emissão começou quando o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos havia recém-descoberto ouro na Califórnia.

Levando em conta o período e o local no Kentucky, que era neutro na época [da Guerra de Secessão], é possível que esse tesouro tenha sido enterrado antes do ataque do Confederado John Hunt Morgan em junho de 1863", afirmou o arqueólogo Ryan McNutt, da Universidade do Sul da Geórgia, ao Live Science.

O especialista também explicou que existem rumores de que diversos homens ricos do Kentucky enterravam grandes quantias de dinheiro para evitar que pudessem ser roubados pelos Confederados, na época. Por isso, "muitos americanos afetados pela Guerra Civil ficaram bons em esconder bens e preciosidades", que muitas vezes nunca sequer foram recuperados.