Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ataque

Amiga de escritora atacada por pitbulls detalha recuperação: ‘Vai melhorar’

A amiga e parceira literária de Roseana Murray, Penélope Martins, detalhou a recuperação em um post emocionado nas redes sociais

Redação Publicado em 08/04/2024, às 19h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Roseana Murray, escritora atacada por pitbulls - Reprodução/Instagram/roseanamurray
Roseana Murray, escritora atacada por pitbulls - Reprodução/Instagram/roseanamurray

A escritora e poetisa Roseana Murray, 73, que sofreu um ataque de três cães da raça pitbull na última sexta-feira, 5, está respirando sem o auxílio de aparelhos e iniciou a fisioterapia. A notícia foi compartilhada por Penélope Martins, também escritora e parceira literária de Roseana, por meio do Instagram.

Uma das figuras mais reconhecidas da literatura infantil brasileira, Roseana teve seu braço direito amputado no incidente que ocorreu em Saquarema, na região dos lagos do Rio de Janeiro. Os três indivíduos responsáveis pelos cães foram presos em flagrante por maus-tratos a animais no mesmo dia, conforme divulgado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro.

A escritora foi resgatada em estado grave pelo Corpo de Bombeiros por volta das 6h13 da manhã de sexta-feira e levada de helicóptero para o Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, onde passou por cirurgias. Segundo a direção do hospital, seu estado de saúde permanece estável.

Recuperação

Conforme o relato de Penélope Martins, Roseana já está recuperando alguns movimentos e conseguiu se alimentar normalmente. Ela também teve a oportunidade de encontrar sua família, os únicos autorizados a visitá-la devido ao risco de contaminação, e conseguiu se comunicar por meio de sinais.

O rosto da poeta está preservado e sua recuperação será plena. A equipe médica é formidável, especialistas em traumatologia. Nas palavras da própria Rose, ela está consciente de seu estado e vai melhorar”, disse a amiga em suas redes sociais.

Em outra postagem, Penélope afirmou que Roseana está determinada em aprender a escrever com a mão esquerda, conforme repercutido pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Começa o dia com as palavras de Roseana: vou aprender a escrever com a mão esquerda. Filha do vento como ela mesma se descreve, Iansã poderosa é a nossa poeta que, como faz ao alimentar, diariamente, as redes sociais com sua poesia, nesse episódio balança a palmeira sem quebrar suas ramas, manifestando uma recuperação de plena lucidez, consciente de seus desafios, mas repleta de energia”, escreveu Penélope na publicação.