Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Antigas sepulturas maias são encontradas em caverna no México

Arqueólogos mexicanos descobriram oito depósitos mortuário maia em caverna da antiga cidade de Tulum, contendo restos mortais humanos

Redação Publicado em 20/12/2023, às 09h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Restos mortais encontrados em caverna utilizada como sepultura por maias - Divulgação/Jerónimo Aviles Olguin
Restos mortais encontrados em caverna utilizada como sepultura por maias - Divulgação/Jerónimo Aviles Olguin

Recentemente, arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do México descobriram um antigo depósito mortuário em uma caverna localizada na cidade maia de Tulum. No passado, a região foi um importante porto, além de ter sido uma das últimas cidades construídas e habitadas pelos maias, antes da conquista espanhola.

Conforme descrito pela Heritage Daily, um estudo recente na área murada entre os edifícios 21 (Templo das Colunas) e 25 (Templo de Halach Uinic) revelou uma caverna até então desconhecida, que havia sido fechada com uma grande pedra. Então, ao retirarem a pedra, os pesquisadores encontraram vários restos mortais humanos, além de esqueletos de vários animais diferentes, incluindo mamíferos, aves, répteis, peixes, crustáceos, moluscos e anfíbios.

No interior da caverna, foram identificadas duas pequenas câmaras — uma ao sul e outra ao norte —, ambas com medidas aproximadas de 3 metros de comprimento por 2 de largura, e altura média de 50 centímetros. Nos compartimentos, encontraram um total de oito sepulturas, sendo principalmente de adultos.

+ Construção maia é encontrada em cidade mexicana com 1,5 mil anos

Fotografia tirada no interior de caverna maia em Tulum, no México / Crédito: Divulgação/Jerónimo Aviles Olguin

Tulum

Ainda de acordo com o Heritage Daily, Tulum é uma cidade na costa das Caraíbas da Península de Yucatán, no México, construída ainda na época dos maias como uma cidade murada. No passado, foi um importante porto para Coba, no estado mexicano de Quintana Roo, bem como uma das últimas cidades construídas e habitadas pelos maias, antes da conquista espanhola na região.

Vale mencionar ainda que Tulum foi mencionada pela primeira vez por Juan Díaz, um membro da expedição espanhola de Juan de Grijalva realizada em 1518. Já a primeira descrição mais detalhada das ruínas do local foi publicada só em 1843, no livro 'Incidentes de Viagem em Yucatán', por John Lloyd Stephens e Frederick Catherwood.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!