Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Obras em linha de trem revelam artefato histórico no México

Estátua de cabeça de guerreiro maia foi descoberta durante obras para nova rodovia; confira!

Redação Publicado em 13/11/2023, às 10h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estátua de guerreiro maia descoberta no México - Divulgação/INAH
Estátua de guerreiro maia descoberta no México - Divulgação/INAH

Neste mês de novembro, arqueólogos do México descobriram, no porão de um antigo templo maia em Chichén Itzá, na Península de Yucatán, uma estátua de mil anos da cabeça de um guerreiro maia. A figura, no caso, conta com um capacete com forma de serpente — a cabeça saindo das mandíbulas abertas do animal — e um cocar de penas.

+ Terremoto no México revelou estátua asteca de cobra sob universidade

Conforme descrito pelo Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do México em comunicado, a estátua possui 33 centímetros de altura, 28 de largura e 22 de profundidade. Além disso, apesar de possuir uma rachadura, está em considerável bom estado de preservação.

O artefato foi descoberto durante os trabalhos de construção de uma nova linha de trem, conhecida como "Tren Maya". O local, por sua vez, é um popular destino turístico, onde uma série de outros achados arqueológicos referentes aos povos mesoamericanos pré-colombianos já foram feitos.

Chichén Itzá

De acordo com o Live Science, Chichén Itzá foi uma grande cidade pré-colombiana construída pela civilização maia, e que floresceu especialmente entre os séculos 9 e 13, cobrindo uma área de aproximadamente 3 km².

Em seu centro, pode ser vista a pirâmide conhecida como El Castillo ('O Castelo', em tradução literal), além de diversos templos, uma enorme quadra onde possivelmente praticavam esportes e até mesmo um observatório astronômico.

Por fim, vale mencionar que, sendo uma cidade tão importante e desenvolvida, uma grande variedade de artefatos já foram encontrados no local.

Em meio aos trabalhos de construção recentes, já foram reveladas cerca de 660 sepulturas humanas, além de inúmeros fragmentos de cerâmica, por exemplo.