Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Obras de arte

Vídeo: Após apreensão de obras de arte, polícia manuseia peças sem cuidado

As obras de arte foram recuperadas após golpe milionário de mulher na própria mãe

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincollins Publicado em 11/08/2022, às 11h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Momento de vídeo em que mostra agente da polícia forçando obra de arte no porta-malas do carro - Reprodução/Video/Twitter @disangermano
Momento de vídeo em que mostra agente da polícia forçando obra de arte no porta-malas do carro - Reprodução/Video/Twitter @disangermano

Na última quarta-feira, 10, uma notícia da cidade do Rio de Janeiro chamou a atenção de todo o Brasil: uma mulher havia sido presa por suspeita de aplicar um golpe milionário — estima-se que em um valor de cerca de R$ 725 milhões — em sua própria mãe. O crime teria ocorrido por meio de extorsão de transferências bancárias e roubo de diversas obras de arte.

Entre as obras roubadas, encontram-se produções de artistas renomados como Di Cavalcanti, Cícero Dias e Tarsila do Amaral — sendo os quadros desta última de sua fase antropofágica, a mais prestigiada, que valem até mais de R$ 300 milhões. Além destes, há também outras pinturas de artistas franceses, romenos e russos no acervo roubado.

Quadro 'Sol Poente', de 1929, de Tarsila do Amaral, depois de apreensão da polícia
Quadro 'Sol Poente', de 1929, de Tarsila do Amaral, depois de apreensão da polícia / Divulgação/TV Globo

Descuido?

No entanto, após divulgação do caso, um vídeo que mostrava agentes da polícia manuseando as obras de arte chamou a atenção na internet. Nele, tentam empurrar um quadro — uma aquarela verde cuja autoria e valor ainda não foram identificados — dentro de um porta-malas, sem proteção para o manuseio ou cuidado com a produção.

É possível perceber ainda que a obra mal cabe dentro do carro que os oficiais utilizaram para transportá-la, o que preocupa quem se importa com a conservação do produto. Além disso, o porta-malas do carro da polícia já tinha outros objetos dentro de si. 

A Polícia Civil coloca uma obra de arte no porta-malas do carro igualzinho eu faço com minhas compras de supermercado", reagiu em seu Twitter Diego Sangermano, diretor de Jornalismo do SBT Rio.

Ainda, em resposta, brincou o usuário Gustavo Dainezi: "Imagina a [...] dona dos quadros vendo isso. 'Deixa com os bandidos [...], pelo menos eles não destruíram nada'".

A assessoria de imprensa da Polícia Civil do Rio de Janeiro foi questionada pela Splash, da UOL, sobre a autoria e nome da obra, além do motivo da ausência de proteções para o manuseio dela. 

O órgão, contudo, se recusou a se pronunciar sobre a proteção dos quadros. Os nomes e autorias das pinturas apreendidas, por sua vez, serão divulgadas posteriormente.


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.