Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estado Islâmico

Após morte de líder, Estado Islâmico tem ‘novo Califa’

Segundo porta-voz, antigo líder foi assassinado ao combater “os inimigos de Deus”

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 30/11/2022, às 17h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Getty Images
Imagem ilustrativa - Getty Images

Nesta quarta-feira, 30, conforme repercutido pela equipe do site do Aventuras na História, o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) anunciou a morte de seu líder, o iraquiano Abu Hassan al-Hashimi al-Qurashi.

De acordo com uma mensagem de áudio de Abu Omar al-Muhajir, porta-voz do grupo extremista, o líder foi assassinado ao combater “os inimigos de Deus”. Entretanto, ele não deu mais informações sobre como se deu a morte do líder. 

Novo califa

Logo em seguida, porém, segundo repercutido pela AFP, o novo “califa dos muçulmanos” foi anunciado, apontou outro porta-voz, Abu al-Hussein al-Husseini al-Qurashi. O califa seria uma figura presente entre os “antigos mujahedines” — nome dado aos combatentes islâmicos do grupo. 

Ainda segundo a AFP, o novo dirigente incluirá em seu nome o termo “Al-Qurashi”. Assim como os antecessores, nome é uma referência à tribo do profeta Maomé, o que faz quem carrega tal alcunha ser considerado um de seus descendentes.