Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Avós da Praça de Maio

Argentina: Avós da Praça de Maio anunciam que encontraram neto 132

Homem foi roubado quando ainda era um bebê de meses de vida, no ano de 1976

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 29/12/2022, às 07h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Hendrik por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Hendrik por Pixabay

O neto 132 roubado durante a ditadura argentina foi finalmente encontrado, conforme anunciaram as Avós da Praça de Maiona quarta-feira, 28. O homem é fillho de uma trabalhadora sequestrada em 1976, em Tucumán, no norte do país. Ele tinha somente 9 meses de vida na época do ocorrido.

"Hoje o abraçamos como nosso neto 132. É um quebra-cabeça que nunca se completa. Um novo caminho se inicia para poder encontrar seu verdadeiro pai", disse em coletiva a presidente das Avós da Praça de Maio, Estela Carlotto, de 92 anos.

Segundo informações da agência de notícias AFP, o homem se chama Juan José e tem 47 anos de idade. Ele acompanhou, de maneira remota, a entrevista realizada no Espaço Memória e Direitos Humanos, local em que funcionou o centro de detenção clandestino da Escola de Mecânica da Marinha (ExEsma).

Como explicou Estela, o tribunal federal 1 de Tucumán apontou a Juan José "que ele não é filho de quem o criou, e confirmou que, efetivamente, ele foi vítima de sequestro, ocultação e troca de identidade no âmbito do terrorismo de Estado".

Neto 132

De acordo com a fonte, Juan José é filho de Mercedes del Valle Morales, que, em 20 de maio de 1976, foi sequestrada na cidade de Tucumám. Ela tinha 23 anos e trabalhava em uma propriedade cujos donos decidiram criar seu bebê como se fosse deles. Os avós maternos de Juan José e seus três tios também foram sequestrados na época e desapareceram.

O neto 132 começou a investigar sua identidade no ano de 2004, quando descobriu, por meio de seus irmãos de criação, que não era filho biológico da família. Na época, seus supostos pais já haviam morrido.

Ele realizou uma pesquisa a partir de seu documento de identidade original, entregue pelos irmãos, e também utilizou estudos de DNA no Banco Nacional de Dados Genéticos, descobrindo, então que era filho de Mercedes del Valle Morales.