Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Arqueólogos descobrem primeira 'cena narrativa' da História

Painéis de 11 mil anos foram encontrados nas proximidades do templo de Göbekli Tepe, que é o mais antigo do mundo

Ingredi Brunato Publicado em 12/12/2022, às 15h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia da parede esculpida - Divulgação/ K. Akdemir
Fotografia da parede esculpida - Divulgação/ K. Akdemir

Uma parede escavada nas proximidades de Göbekli Tepe, na Turquia, que é o templo mais antigo já descoberto, exibe dois paneis que podem ser considerados como a primeira "cena narrativa" do qual temos conhecimento. 

Isso porque as imagens esculpidas em alto-relevo, que remontam a 11 mil anos atrás, são ligadas por uma mesma temática: ambos representam homens encarando animais selvagens. A observação foi feita por uma pesquisa publicada recentemente na revista científica Antiquity. 

No primeiro painel, é possível ver um indivíduo enfrentando um touro, enquanto, no segundo, uma pessoa é encurralada por dois leopardos. Adicionalmente, o artista por trás das cenas realçou os dentes dos felinos e o chifre do touro, assim atraindo atenção para a ameaça oferecida pelos predadores. 

Fotografia mostrando os dois painéis / Crédito: Divulgação/ Eylem Özdoğan

Essas figuras, gravadas juntas para representar uma narrativa, são os primeiros exemplos conhecidos de uma cena tão holística (...) Essa foi uma imagem das histórias que formaram a ideologia do povo daquele período", apontouEylem Özdoğan, arqueólogo que escreveu o estudo, conforme repercutido pelo Daily Sabah. 

O pesquisador acredita que as imagens representam figuras míticas importantes para as crenças das pessoas que as criaram. 

Mistérios históricos 

É relevante mencionar que ainda não sabemos quase nada a respeito da civilização neolítica que esteve por trás das ruínas encontradas na região turca da província de Şanlıurfa. 

Até o momento, o aspecto mais relevante descoberto pela arqueologia a respeito desse povo é que eles existiram em um período de transição, em que caçadores-coletores estavam começando a se sedentarizar, isso é, fixar-se em territórios. 

Essa mudança de estilo de vida, que levou à construção de assentamentos, prática de agricultura e domesticação do gado, é um dos momentos mais importantes da trajetória da espécie humana. 

Evidências arqueológicas podem fornecer algumas informações sobre as tradições das sociedades passadas, mas evidências mais claras raramente sobrevivem. Então, essa descoberta é emocionante. Sayburç tem evidências muito claras a esse respeito e tem o potencial de nos dizer muito sobre a sociedade neolítica que ainda não conhecemos", explicou Özdoğan ainda.

As ruínas onde os painéis esculpidos foram descobertos, vale mencionar, ainda estão em processo de exploração, de forma que novos segredos do Neolítico podem ser revelados no futuro.