Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Europa

Arqueólogos descobrem túneis ocultos durante reforma no Castelo Ducal

A equipe acredita que as estruturas foram construídas após bombardeios na Segunda Guerra Mundial, que destruíram 60% do edifício

Wallacy Ferrari Publicado em 11/06/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia aérea do Castelo Ducal da Polônia - Wikimedia Commons
Fotografia aérea do Castelo Ducal da Polônia - Wikimedia Commons

Uma equipe de arqueólogos localizou uma estrutura oculta sob o terraço e escarpa do Castelo Ducal em Estetino, na Polônia. Durante uma inspeção para a realização de uma reforma no terraço norte do edifício, os pesquisadores encontraram estruturas pré-fabricadas de concreto armado, enquanto avaliavam a estabilidade de encostas geofísicas.

As estruturas levaram a uma série de túneis com uma altura de 2 metros e largura de 2,5 metros. Os pesquisadores acreditam que a estrutura foi feita durante a Segunda Guerra Mundial, visto que na ocasião, o castelo passou por reformas após ter 60% de seu edifício destruído em decorrência de bombardeios.

A reconstrução, realizada entre 1958 e 1980, restaurou à aparência original do século 16. O Dr. Tomasz Godlewski, do Instituto de Tecnologia da Construção de Varsóvia, participou da pesquisa e acrescentou a necessidade de mais vistorias: "Ainda precisamos realizar uma análise completa dos resultados obtidos para determinar o comprimento final e a localização dos túneis".

O Castelo Ducal foi a sede dos duques de Pomerânia-Stettin da Casa da Pomerânia, que governaram o Ducado da Pomerânia de 1121 a 1637, recebendo diversos eventos com personalidades europeias, como Catarina, a Grande da Russia, Marie Leszczyńska, rainha consorte da França e Catherine Opalińska, rainha da Polônia.