Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Egito

Arqueólogos encontram múmias e máscaras funerárias de ouro no Egito

Encontrados na província de Minya, os túmulos revelaram múmias e artefatos datados das eras ptolomaica e romana

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 09/01/2024, às 09h44 - Atualizado às 12h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Túmulos foram encontrados - Divulgação/Ministério de Turismo e Antiguidades
Túmulos foram encontrados - Divulgação/Ministério de Turismo e Antiguidades

Durante as escavações na cidade de Al Bahnasa, na província de Minya, Egito, arqueólogos descobriram túmulos de alto status datados das eras ptolomaica e romana. Conduzida pela Universidade de Barcelona em colaboração com o Instituto do Antigo Oriente Próximo no Cemitério Superior de El-Bahnasa, a pesquisa revelou sepulturas esculpidas diretamente na rocha.

Os túmulos oferecem uma visão única das tradições contínuas de costumes funerários e adaptações ritualísticas durante as eras ptolomaica e romana, de acordo com o Heritage Daily.

No interior desses túmulos, foram encontrados caixões, múmias, máscaras funerárias de ouro e uma abundância de estátuas de terracota representando predominantemente Ísis-Afrodite, adornada com uma coroa de flores coberta por outra coroa.

Ísis-Afrodite representa uma faceta da venerada deusa Ísis, incorporando elementos de fertilidade associados a Afrodite. Associada ao casamento, parto e temas de renascimento, ela se alinha com os antigos modelos faraônicos.

Período romano

Múmias do período romano também foram descobertas, algumas com máscaras funerárias douradas e pintadas, e duas delas com línguas douradas nas bocas, uma prática destinada a permitir a comunicação na vida após a morte perante a corte do deus egípcio antigo, Osíris.

Práticas funerárias semelhantes foram previamente observadas em todo o Egito, incluindo descobertas em 2021 no templo Taposiris Magna, em Alexandria, e no sítio arqueológico de Oxyrhynchus, próximo à moderna cidade de El Bahnasa.

Além disso, blocos de pedra decorados com desenhos de plantas, cachos de uvas e representações de animais e pássaros, como pombos e cobras, foram encontrados pela equipe, conforme relatado por D. Hassan Amer, da Universidade do Cairo.