Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Arreios de cavalo usados pelos vikings são descobertos na Noruega

Os artefatos vieram à tona após o derretimento do gelo na área montanhosa; entenda!

Ingredi Brunato Publicado em 20/09/2023, às 13h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Artefatos encontrados na Noruega - Divulgação/ Redes Sociais
Artefatos encontrados na Noruega - Divulgação/ Redes Sociais

Nas proximidades da Galdhøpiggen, a montanha mais alta da Noruega, o degelo revelou curiosos artefatos da Era Viking, como brocas de metal e tiras de couro que, no passado, fizeram parte de arreios de cavalo usados pela civilização antiga em suas montarias. 

Segundo informado pelo portal Science Norway, o local onde foi feito o achado arqueológico consiste em uma passagem muito usada pelos vikings no passado a fim de atravessar a área montanhosa. 

Essa descoberta, em particular, é muito importante pois mostra que o povo antigo não fez o trajeto a pé, e sim a cavalo, revelando assim mais um fragmento a respeito dos hábitos culturais da época. 

Nunca fizemos tal descoberta antes. Essencialmente, completa a imagem de que esta é uma rota de viagem antiga", afirmou Espen Finstad, o pesquisador responsável pela descoberta, em entrevista ao veículo.  

O próximo passo da investigação arqueológica é realizar a datação em radiocarbono dos artefatos, o que permitirá aos especialistas identificar a idade dos objetos. O palpite atual deles é que os arreios remontem à Idade do Ferro ou então ao início da Idade Média. 

Aquecimento global 

O lado triste do desdobramento é que, embora o derretimento de gelo nas montanhas norueguesas nos últimos anos tenha trazido à tona muitas relíquias que passaram séculos enterradas na neve, o motivo deste degelo é a elevação gradual das temperaturas causada pelo aquecimento global.