Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Artesãos de Portugal temperavam aço 1000 anos antes dos romanos

Entalhes em pedras mostram que artesãos de Portugal começaram a produzir aço bem antes do que os arqueólogos imaginavam

Eduardo Lima, sob supervisão de Ingredi Brunato Publicado em 09/03/2023, às 14h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Objetos entalhados com aço temperado encontrados na Península Ibérica - Divulgação/Ángel Felicísimo, KRAKEN
Objetos entalhados com aço temperado encontrados na Península Ibérica - Divulgação/Ángel Felicísimo, KRAKEN

Estudo recente revela que entalhes complexos identificados em monumentos de pedra em Portugal encontrados por arqueólogos só poderiam ter sido realizados por instrumentos de aço. Nada de extraordinário, não fosse o fato de que essas rochas têm 2900 anos, ou seja, foram entalhadas 1000 anos antes dos romanos popularizarem a produção do aço.

Os pilares de pedra de 1 metro e meio que foram encontrados são de arenito de quartzo de silicato, e os desenhos feitos neles vão de figuras humanas e animais a armas e carruagens. As informações são do site de divulgação científica LiveScience.

Aço temperado

O arenito de quartzo de silicato é uma pedra muito dura que, segundo o arqueólogo da universidade alemã de Freiburg Ralph Araque Gonzalez, não pode ser trabalhada por ferramentas de pedra ou bronze. A única maneira de realizar seus entalhes nas rochas de quartzo seria com ferramentas de aço temperado, como ele explicou em uma declaração para a imprensa.

O estudo, publicado no dia 10 de fevereiro no Journal of Archaeological Science, chegou à conclusão de que os habitantes da região onde hoje fica Portugal no final da Idade do Bronzepodiam temperar aço quase mil anos antes dos romanos, que foram responsabilizados pela façanha. Temperar, vale explicar, é o processo de esquentar o metal até que ele fique mais duro e resistente.

Outras descobertas

A equipe de arqueólogos que encontrou os pilares de rocha também analisaram um cinzel de ferro de 900 a.C., que havia sido encontrado no início dos anos 2000 no sítio arqueológico da Rocha do Vígio, em Portugal. O cinzel tinha mais de 0,3% de carbono, o que significa que já pode ser considerado aço. Na mesma região, foram encontrados sinais de mineração de ferro.

A metalurgia do ferro e o temperamento do metal, então, já eram parte da Península Ibérica bem antes da colonização romana.

A equipe do estudo também trabalhou com um profissional em manipulação de pedras para testar ferramentas de diversos materiais em uma tentativa de entalhar o bloco de arenito de quartzo de silicato. Como esperado, só a ferramenta de aço funcionou.