Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Júpiter

As incríveis fotos de Júpiter tiradas pelo Telescópio James Webb

O telescópio, que é relativamente novo, é muito mais potente que qualquer outro que a humanidade já construiu

Ingredi Brunato Publicado em 23/08/2022, às 16h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Júpiter tirada pelo James Webb - Divulgação/ NASA
Fotografia de Júpiter tirada pelo James Webb - Divulgação/ NASA

A Nasa liberou recentemente uma série de impressionantes fotografias de Júpiter capturadas pelo supertelescópio James Webb, que é considerado o maior e mais potente do mundo. 

Através das lentes do objeto, o planeta ganha uma nova definição nunca vista antes. A qualidade das imagens surpreendeu até mesmo os cientistas trabalhando no projeto: 

Nós nunca vimos Júpiter assim. É tudo incrível. Nós realmente não esperávamos que fosse sair tão bom, para ser honesto", comentou a astrônoma Imke de Pater através de um comunicado repercutido pelo The Guardian. 
Fotografia de Júpiter tirada pelo James Webb / Crédito: Divulgação/ NASA

Além de mostrar os anéis do planeta, as capturas do telescópio permitem que vejamos algumas das maiores tempestades que fustigam a superfície jupiteriana, incluindo a "Grande Mancha Vermelha de Júpiter", que é tão grande que poderia engolfar a Terra.

Vale mencionar que as cores exibidas nas imagens foram adicionadas artificialmente após os cliques do espaço terem sido feitos, e a poderosa tempestade mencionada foi pintada de branco nesse caso. 

O telescópio do futuro 

O James Webb custou cerca de 10 bilhões para ser construído, tendo sido inaugurado no fim de 2021. Muito maior e mais potente que qualquer outro telescópio já desenvolvido pela humanidade, ele é considerado o sucessor do famoso Hubble, que por décadas nos ajudou a visualizar o Universo. 

Com a ajuda do avançado instrumento, a comunidade científica espera aumentar nosso conhecimento do cosmos ao revelar mistérios que eram inacessíveis à tecnologia que tínhamos disponível anteriormente. 


+ O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.