Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Voto

Assembleia de bispos: Mulheres terão direito ao voto no próximo sínodo

A decisão foi aprovada pelo papa Francisco e anunciada pelo Vaticano na última quarta-feira, 26

Redação Publicado em 27/04/2023, às 15h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Papa Francisco - Lisa Maree Williams/Getty Images
Papa Francisco - Lisa Maree Williams/Getty Images

Na última quarta-feira, 26, o Vaticano anunciou que na próxima assembleia de bispos de todo o mundo, as mulheres terão direito ao voto. As informações foram repercutidas pelo portal de notícias UOL com dados da AFP. 

A decisão, que foi aprovada pelo papa Francisco, condiz com a política do pontífice de dar mais espaço às mulheres dentro da instituição religiosa. Ainda, as modificações ocorridas, já serão válidas para o próximo sínodo, com data marcada para acontecer no mês de outubro. 

Tanto mulheres quanto os leigos não consagrados que participam do evento terão o acesso ao voto pela primeira vez em um sínodo. O direito, antes da decisão, era somente reservado ao clero

O documento 

No documento divulgado pelo Vaticano, ressalta que além dos bispos, arcebispos e outros religiosos eleitos pelas conferências episcopais, ainda, outros "70 membros (...) que representam os demais fiéis do povo de Deus" irão poder votar. Além disso, o texto divulgado diz que "metade deve ser de mulheres e, se possível, jovens."

O texto conta também com uma especificação que diz: "Ao identificá-los, será necessário levar em conta não só a cultura geral e a prudência, mas também os conhecimentos, tanto teóricos como práticos, assim como a participação, segundo a sua capacidade, no processo sinodal."