Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estado Islâmico

Atentado durante evento de jornalistas deixa 3 mortos no Afeganistão

Outras trinta pessoas ficaram feridas na ocasião; ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 13/03/2023, às 07h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Andrys Stienstra por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Andrys Stienstra por Pixabay

Uma explosão ocorrida em um centro cultural na cidade de Mazar-i-Xarif, no norte do Afeganistão, deixou ao menos três pessoas mortas e trinta feridas no ultimo sábado, 11. O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico.

O grupo extremista afirmou que teve como alvo uma reunião em um centro xiita na qual jornalistas que trabalham para agências envolvidas na guerra contra o Estado Islâmico eram homenageados.

"Atacar jornalistas durante um evento para homenagear repórteres é um ato desprezível e covarde”, disse Beh Lih Yi, coordenador do Comitê de Proteção a Jornalistas (CPJ) para a Ásia, de acordo com o portal de notícias UOL.

Corajosos jornalistas afegãos já estão fazendo reportagens em circunstâncias extremamente desafiadoras. O Talibã deve investigar rapidamente, levar os perpetradores à justiça e acabar com a impunidade daqueles que atacam jornalistas”, disse ele.

Assassinato de governador

Como explicou a agência de notícias RFI, o ataque aconteceu apenas dois dias depois do assassinato do governador do Talibã na província de Balkh, que também foi reivindicado pelo grupo EI.

De acordo com uma declaração emitida pelo Amaq, Mohammad Dawood Muzammil foi morto na quinta-feira em um ataque suicida em seu escritório por um combatente do EI que correu em sua direção e detonou um cinturão explosivo.