Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Antonieta de Barros

Ato assinado por Lula torna Antonieta de Barros uma das Heroínas da Pátria

Figura histórica foi a primeira deputada negra do país; entenda!

Redação Publicado em 05/01/2023, às 10h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Antonieta de Barros - Divulgação/ Domínio Público
Fotografia de Antonieta de Barros - Divulgação/ Domínio Público

O Diário Oficial da União (DOU) anunciou hoje a sanção pelo novo presidente de um ato que inclui a jornalista e política Antonieta de Barros (1901 - 1952) noLivro dos Heróis e das Heroínas da Pátria. 

O Livro consiste em um monumento cívico de pedra localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília, que tem o objetivo de homenagear figuras históricas importantes para a trajetória do Brasil. 

A aprovação pela Câmara dos Deputados da inclusão do nome de Antonieta de Barros no Livro ocorreu ainda em junho de 2022. Já sua autorização no Senado ocorreu em dezembro. 

Quem era ela?

Antonieta foi uma brasileiraque nasceu em Florianópolis, Santa Catarina, de uma mãe que era escravizada liberta. Ela buscou a alfabetização na vida adulta, se tornando a primeira jornalista negra do estado, e posteriormente consolidando seu legado nacional ao ser a primeira deputada negra eleita no país. 

Uma das grandes pautas pelas quais a mulher lutou em sua carreira foi justamente a educação, conforme repercutido pelo UOL. Durante seu período na política, por exemplo, Barros foi responsável por desenvolver leis que forneciam bolsas de estudos para que estudantes de baixa renda pudessem cursar o Ensino Superior, e criou o Dia Nacional do Professor.