Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Andes

Autor de 'A Sociedade da Neve' fala sobre ida ao Andes: 'É como estar em Marte'

Pablo Vierci escreveu o livro que inspirou o filme de mesmo nome lançado no fim de 2023, que entrou no catálogo da Netflix no início de janeiro

Redação Publicado em 01/02/2024, às 12h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cordilheira dos Andes - Reprodução/Flickr/Tailana Infeld
Cordilheira dos Andes - Reprodução/Flickr/Tailana Infeld

Em uma entrevista recente ao jornal O Globo, o jornalista Pablo Vierci, autor por trás do livro "A Sociedade da Neve", que inspirou o filme de 2023, falou sobre o processo de escrita da obra a respeito do desastre ocorrido nos Andes em 1972. 

Na ocasião, um avião transportando um time de rúgbi caiu nas montanhas geladas. Das 45 pessoas que estavam na aeronave, 29 perderam a vida durante o episódio, seja no momento do impacto com o chão, seja ao longo dos próximos dias, à medida que os sobreviventes esperavam pelo resgate em uma situação cada vez mais desesperada. 

O caso ficou mundialmente famoso, chocando muitos pelo fato de que, com o fim de suas provisões, as pessoas presas nos Andes precisaram recorrer ao extremo, consumindo a carne dos seus colegas que já haviam morrido. 

+ A Sociedade da Neve: Veja 5 diferenças entre o filme e a história real

Expedição

Vierci, por sua vez, era amigo de mais de um passageiro do avião, de forma que era mais próximo da tragédia que a maior parte do público. Para escrever sobre o ocorrido, ele decidiu fazer uma expedição aos Andes a fim de visitar o local onde foram encontrados os destroços

É um nada, é como estar em Marte. Foi uma experiência imprescindível para escrever, porém, difícil e perigosa. Passei mal, respirei muito mal", contou ele à Globo. 
Cena de 'A Sociedade da Neve' (2023) / Créditos: Divulgação/ Netflix

"No pior lugar imaginável, abandonado do mundo, aconteceu o maior exemplo de generosidade que eu conheço. Houve um pacto de entrega mútua ao ponto de se dizer: 'Estou pronto para entregar meu corpo para que você continue vivendo do outro lado da cordilheira, quando voltar para casa'", comentou Vierci ainda.