Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espiões russos

Autoridades brasileiras investigam supostos espiões russos no país

Segundo jornal, a Rússia estaria utilizando o Brasil como 'incubadora' para a formação de espiões

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 04/07/2023, às 11h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O presidente russo Vladimir Putin - Getty Images
O presidente russo Vladimir Putin - Getty Images

Autoridades brasileiras estão conduzindo investigações para verificar se a Rússia tem utilizado o Brasil como uma "incubadora" para a formação de espiões, de acordo com uma reportagem do jornal norte-americano Wall Street Journal.

Essa investigação teria sido iniciada após a prisão de dois indivíduos suspeitos de serem espiões russos na Noruega e na Holanda, juntamente com a identificação de um terceiro suspeito no Rio de Janeiro, que encontra-se desaparecido.

Segundo informações do portal UOL, o homem detido pelas autoridades norueguesas teria obtido uma certidão de nascimento falsa na cidade de Padre Bernardo, em Goiás.

O outro suspeito foi preso no ano passado quando supostamente tentava se infiltrar no Tribunal Penal Internacional, em Haia, na Holanda, fingindo ser um estagiário. Atualmente, ele está no Brasil enfrentando acusações de espionagem nos Estados Unidos.

A reportagem apontou que os investigadores brasileiros divulgaram poucos detalhes públicos sobre a investigação, mas acreditam que possa haver mais agentes secretos utilizando identidades brasileiras falsas no país ou em outras partes do mundo.

Possível troca

De acordo com a fonte, os Estados Unidos estão avaliando a prisão dos dois suspeitos como uma oportunidade para uma possível troca de prisioneiros.

Um dos detidos que poderia ser beneficiado é o repórter do Wall Street Journal, Evan Gershkovich. No entanto, tanto o jornal quanto o governo dos Estados Unidos negam as acusações de espionagem contra ele.