Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos e México

Autoridades descobrem o maior túnel já construído na fronteira México-Estados Unidos

Os mais de 1.300 metros de extensão do caminho serviam como ligação entre San Diego e uma cidade mexicana controlada por um dos maiores carteis de narcotráfico do mundo

Fabio Previdelli Publicado em 31/01/2020, às 12h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Autoridades descobrem o maior túnel já construído na fronteira México-Estados Unidos - Divulgação/U.S. Customs and Border Protection
Autoridades descobrem o maior túnel já construído na fronteira México-Estados Unidos - Divulgação/U.S. Customs and Border Protection

Autoridades mexicanas e norte-americanas anunciaram a descoberta de um túnel de 1.330 metros que cruzava a fronteira entre os dois países — a passagem foi classificada como a maior já localizada na divisa.

O subterrâneo ligava a área industrial de Tijuana, no México, até um ponto de San Diego, na Califórnia. No acesso, foi encontrado um elevador, sistemas de drenagem e ventilação, trilhos para o deslocamento de vagões e cabos de alta tensão.

Segundo a BBC, o caminho foi encontrado em agosto do ano passado por policiais mexicanos que contaram com a participação de equipes americanas para mapear o trecho que avançava sobre o território do país. Apesar disso, o anuncio só aconteceu na última quarta-feira, dia 29.

Quando foi encontrado, não havia nenhuma quantidade de drogas no local. Assim, como também, ninguém foi preso. O túnel foi construído 21 metros abaixo do solo, e tinha cerca de 1.6 metros de altura e pouco mais de meio metro de largura.

Em uma saída do túnel, em San Diego, havia um bloqueio feito por centenas de sacos de areia, que servia como uma proteção. A construção desse tipo de passagem é uma prática comum de traficantes de drogas nesta região. Mais de dez passagens já foram descobertas pelas autoridades dos dois países desde 2016.

O crime organizado de Tijuana está sob o controle do cartel mexicano de Sinaloa — um dos maiores do mundo. O líder e fundador do grupo, Joaquin “El Chapo” Guzman, atualmente está em uma prisão nos Estados Unidos.