Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Golpe de Estado

Autoridades ucranianas prendem duas pessoas após suposta tentativa de golpe de Estado

Autoridades do serviço secreto ucraniano dizem que grupo planejava aproveitar manifestação para ocupar o parlamento e eleger um novo governo interino

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 02/07/2024, às 09h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky - Getty Images
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky - Getty Images

Autoridades do serviço secreto ucraniano anunciaram nesta segunda-feira, 1º, que impediram uma tentativa de golpe de Estado no país. De acordo com o Ministério Público (MP), os líderes de um grupo subversivo convocaram uma manifestação em Kiev para 30 de junho, Dia da Constituição na Ucrânia, sem revelar suas reais intenções.

Os promotores afirmam que o grupo planejava aproveitar a manifestação para ocupar o parlamento e eleger um novo "governo interino". Não está claro se o grupo tem alguma ligação com a Rússia, que invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022.

Segundo informações do portal DW, quatro indivíduos estão sendo investigados na região de Ivano-Frankivsk por distribuir material convocatório à derrubada da ordem constitucional na Ucrânia. Duas dessas pessoas foram presas preventivamente, e armas e munições foram apreendidas. Os suspeitos podem pegar até dez anos de prisão.

A investigação revelou que, em maio e junho de 2024, o grupo distribuiu mensagens nas redes sociais desacreditando a liderança atual do Estado, apelando por mudanças na ordem constitucional e pela tomada do poder na Ucrânia.

Organizador

O principal organizador do evento é o líder de uma organização com histórico de participação em atos provocatórios. Ele alugou uma sala para duas mil pessoas e buscou apoio de militares e guardas armados de estruturas privadas para executar a tomada do poder.

O organizador também tentou atrair uma ONG da região de Ivano-Frankivsk para os preparativos, mas não teve sucesso.