Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ave rara

Ave rara é avistada no norte dos EUA pela primeira vez em 178 anos

Pássaro cor-de-rosa não era visto no norte do país desde 1845

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 04/08/2023, às 12h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O raro Platalea ajaja, ou colhereiro-rosado, avistado no norte dos EUA - Divulgação/Twitter/@wiscobirder
O raro Platalea ajaja, ou colhereiro-rosado, avistado no norte dos EUA - Divulgação/Twitter/@wiscobirder

Um pássaro raro, que há quase 200 anos não era visto nos EUA, foi avistado recentemente no estado de Wisconsin, na região norte do país. Trata-se de um colhereiro-rosado (Platalea ajaja), uma ave aquática de coloração cor-de-rosa, com um bico largo e achatado. O avistamento ocorreu próximo à cidade de Green Bay e foi reportado pela revista Smithsonian Mag em 1º de agosto.

A última vez que essa espécie foi encontrada na região foi em 1845, no condado de Rock. Entretanto, naquela ocasião, o animal já estava morto, conforme relatado pelo site local Green Bay Press-Gazette.

O colhereiro-rosado foi avistado pela primeira vez após todo esse tempo por Logan Lasee, que estava trabalhando como voluntário para auxiliar na monitorização das batuíras-melodiosas (Charadrius melodus), pequenas aves ameaçadas de extinção, com plumagem marrom-acinzentada e patas amarelas brilhantes. As informações são da revista Galileu.

Flash rosa

Durante seu trabalho, Lasee notou o que pareceu ser um "flash rosa" no canto do olho enquanto dirigia. Ao se aproximar, ele logo suspeitou estar diante de um pássaro raro e imediatamente entrou em contato com outros observadores de pássaros, incluindo um biólogo do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA.

Enquanto eu estava olhando para uma planície lamacenta, este pássaro estava na verdade saindo com um bando de gansos. Então comecei a ligar para as pessoas", disse Lasee ao site Fox 11 News.

Após a confirmação de que se tratava de um jovem colhereiro-rosado, observadores de pássaros passaram a se aglomerar a fim de avistar a espécie.

Essa é uma ave litorânea muito grande, que normalmente é vista na parte sul dos Estados Unidos. Há colônias de reprodução no Texas, em Louisiana e Flórida. Então, para uma vir aqui, é muito raro”, afirmou Lasee.

A fonte destaca que ainda não se sabe como o colhereiro-rosado foi parar no estado de Wisconsin. No entanto, é sabido que essas aves ocasionalmente voam para áreas distantes de sua rota usual. Neste ano, o clima tempestuoso em seu habitat pode ter deslocado a ave para longe de suas áreas habituais.