Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Colômbia

Avião com combustível para apenas 6 minutos faz pouso de emergência na Colômbia

Airbus A320 teve de fazer pouso de emergência após problemas envolvendo mau tempo

Redação Publicado em 20/10/2022, às 16h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de avião - Wikimedia Commons / Jetstar Airways
Imagem ilustrativa de avião - Wikimedia Commons / Jetstar Airways

Um avião da companhia aérea Viva Air teve de realizar um pouso de emergência na região de Montería, na Colômbia, na segunda-feira, 17, depois que não tentou e não conseguiu pousar em outros dois locais. 

Segundo informações do portal de notícias g1, o caso ganhou conhecimento público depois que um passageiro fotografou o painel da aeronave, um Airbus A320.

Na imagem, era possível ver que o campo FOB, sigla que em inglês significa "combustível a bordo", indicava que havia apenas 200 kg de combustível. De acordo com a fonte, a quantidade possibilitaria apenas mais seis minutos de voo, sendo 2.000 kg por hora.

Mau tempo

O avião havia partido de Cali às 10h45 no horário local (12h45 em Brasília) com destino a Riohacha. Porém, por causa do mau tempo, a aeronave acabou tendo de sobrevoar em círculos nas proximidades do aeroporto. Como o tempo não melhorava, o Airbus seguiu sem sucesso para Rionegro, próximo a Medellín, mas, mais uma vez, o pouso foi impossibilitado.

O piloto decidiu declarar emergência quando o avião atingiu nível de combustível para somente 30 minutos de voo. Assim, seguiu para Montería, onde aterrissou. A Aerocivil, autoridade de aviação civil do país, deve investigar o caso em breve.