Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Avião

Avião militar dos EUA cai próximo à costa do Japão com oito tripulantes

Aeronave militar norte-americana caiu próxima à ilha de Yakushima nesta quarta-feira, 29, conforme relatado pela Guarda Costeira japonesa

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 29/11/2023, às 09h10 - Atualizado às 09h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Osprey de modelo V-22 - Wikimedia Commons/Looper5920
Osprey de modelo V-22 - Wikimedia Commons/Looper5920

Um avião militar Osprey das Forças Armadas dos Estados Unidos, com oito pessoas a bordo, sofreu um acidente na costa do Japão nesta quarta-feira, 29, conforme relatado pela Guarda Costeira japonesa.

A informação chegou à Guarda Costeira às 14H47 (2H47 de Brasília) e indicou que o Osprey do Exército americano caiu nas proximidades da ilha de Yakushima, conforme declarado por uma porta-voz à AFP. Ela acrescentou que foram informados sobre a presença de oito tripulantes a bordo, mas, até o momento, não dispõem de mais detalhes.

A aeronave, uma combinação de helicóptero e avião turboélice capaz de decolar e pousar verticalmente, partiu da base aeronaval americana de Iwakuni, próxima a Hiroshima (oeste do Japão), com destino à base militar de Okinawa, situada no extremo sudoeste do arquipélago.

Diversos acidentes

O Bell-Boeing V-22 Osprey, resultado da colaboração entre a fabricante de aviões americana Boeing e a empresa especializada em helicópteros Bell, tem sido alvo de controvérsias devido a diversos acidentes fatais desde o início de sua operação em 1989. Em agosto passado, três fuzileiros navais americanos perderam a vida em um incidente envolvendo um Osprey no norte da Austrália.