Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Barbie

Barbie: Em 2017, boneca já foi tema de questão do ENEM

Caderno cor-de-rosa usou boneca para abordar questão sobre padrões de beleza

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 25/07/2023, às 11h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem de Barbie com prova do Enem - Reprodução e Px Here
Montagem de Barbie com prova do Enem - Reprodução e Px Here

Sem dúvida alguma, Barbie é um dos assuntos do momento. Com o lançamento do longa de Greta Gerwin, estrelado por Margot Robbie e Ryan Goslin, a onda cor-de-rosa da boneca parece ter se espalhado por todos os lugares.

São colecionadores, vídeos de paródias envolvendo políticos e até mesmo pessoas que colocaram o nome da boneca em suas filhas. Mas o que poucos se lembram é que Barbie até mesmo já foi tema de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Conforme recorda o G1, em 2017, a prova de linguagens usou a famosa boneca numa questão de reflexão sobre padrões de beleza. Será que você consegue acertar a resposta?

Barbie no Enem

A questão sobre Barbie, curiosamente, estava presente no caderno de questões cor-de-rosa. Segundo o enunciado: "Apesar de muitas crianças e adolescentes terem a Barbie como um exemplo de beleza, um infográfico feito pelo site Rehabs.com comprovou que, caso uma mulher tivesse as medidas da boneca de plástico, ela nem estaria viva.

Não é exatamente uma novidade que as proporções da boneca mais famosa do mundo são absurdas para o mundo real. Ativistas que lutam pela construção de uma autoimagem mais saudável, pesquisadores de distúrbios alimentares e pessoas que se preocupam com o impacto da indústria cultural na psique humana apontam, há anos, a influência de modelos como a Barbie na distorção do corpo feminino:

Pescoço: Com um pescoço duas vezes mais longo e 15 centímetros mais fino do que o de uma mulher, a Barbie seria incapaz de manter sua cabeça levantada.

Cintura: Com uma cintura de 40 centímetros (menor do que a sua cabeça), a Barbie da vida real só teria espaço em seu corpo para acomodar metade de um rim e alguns centímetros de intestino.

Quadril: O índice que mede a relação entre a cintura e o quadril da Barbie é de 0,56, o que significa que a medida da sua cintura representa 56% da circunferência de seu quadril. Esse mesmo índice, em uma mulher americana média, é de 0,8".

Com base na proposta, as alternativas eram:

a) noção de beleza globalizada veiculada pela indústria cultural.

b) influência da mídia para a adoção de um estilo de vida salutar pelas mulheres.

c) relação entre a alimentação saudável e o padrão de corpo instituído pela boneca.

d) proporcionalidade entre a representação do corpo da boneca e a do corpo humano.

e) influência mercadológica na construção de uma autoimagem positiva do corpo feminino.

A resposta

Assim, a resposta certa a ser assinalada seria: d) proporcionalidade entre a representação do corpo da boneca e a do corpo humano.