Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Naufrágio

'À beira do impossível': Homem sobrevive após 16 horas dentro de barco virado

O marinheiro enviou um pedido de socorro, mas seu resgate foi atrasado, entenda!

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 03/08/2022, às 18h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem mostrando o barco virado - Divulgação/ Youtube/ Sailing News TV
Imagem mostrando o barco virado - Divulgação/ Youtube/ Sailing News TV

No início desta semana, a viagem de barco de um homem francês de 62 anos teve uma reviravolta dramática após seu veleiro virar de cabeça para baixo em meio ao oceano Atlântico, mantendo-o preso. 

Ele havia partido do porto de Lisboa, em Portugal, no último domingo, 31, e precisou emitir um pedido de socorro para a Guarda Costeira da Espanha na segunda-feira à noite. Quando a equipe de mergulhadores chegou ao local, todavia, o estado agitado do mar fez com que precisassem adiar os procedimentos para a libertação do marinheiro. 

A operação de resgate feita na manhã seguinte foi descrita como "à beira do impossível", por Vicente Cobelo, que esteve envolvido nos esforços, conforme informações apuradas pelo The Guardian. 

São e salvo 

Dois mergulhadores da equipe foram capazes de arrombar o compartimento onde o francês estava preso. O marinheiro de idade avançada permaneceu respirando graças a uma bolha de ar, e foi encontrado enquanto tinha água até os joelhos e vestia um traje de sobrevivência

Um detalhe interessante é que o homem participou ativamente de seu resgate, tomando a iniciativa de pular na água de temperaturas geladas e nadar por baixo do veleiro até poder colocar a cabeça para fora do mar novamente. 

Por iniciativa própria, ele entrou na água e mergulhou em apneia [que é o mergulho sem uso de tanque de oxigênio], ajudado pelos mergulhadores que tiveram que puxá-lo porque era difícil para ele sair em seu traje”, explicou Cobelo, ainda de acordo com o The Guardian. 

Veja abaixo um vídeo mostrando imagens feitas pela guarda costeira: 


+ O Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.