Notícias » Estados Unidos

Biden demonstra preocupação a respeito de mísseis hipersônicos da China

As autoridades chinesas negaram a realização de testes

Penélope Coelho Publicado em 21/10/2021, às 07h24 - Atualizado às 08h18

Joe Biden, presidente dos EUA
Joe Biden, presidente dos EUA - Getty Images

Na última quarta-feira, 20, o presidente dos Estados Unidos,Joe Biden, foi questionado por repórteres — enquanto embarcava para a Pensilvânia — se estava preocupado com os mísseis hipersônicos da China. Na ocasião, o democrata respondeu que sim.

Recentemente, um jornal norte-americano afirmou que os chineses realizaram testes com armas hipersônicas em agosto. Sabe-se que tais aparatos viajam na atmosfera em cerca de 6.200 km/h.

De acordo com informações da agência de notícias Reuters, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, informou que existem preocupações a respeito da tecnologia de mísseis hipersônicos da China por meio de "canais diplomáticos”.

Segundo revelado na reportagem, os supostos atos da China teriam ocorrido no mesmo período em que os EUA tentam acelerar o ritmo para a construção de sua própria arma hipersônica. No entanto, os chineses negaram que tenham realizado tais testes.


Sobre Joe Biden 

No dia 7 de novembro, a projeção da agência Associated Press confirmou que o candidato democrata Joe Biden conseguiu atingir 274 delegados — 4 a mais do que o necessário —, sendo eleito o 46º presidente dos Estados Unidos. O presidenciável disputava a vaga contra o republicano Donald Trump, que buscava a reeleição. 

O anúncio da vitória ocorreu após o término da apuração no estado da Pensilvânia. Biden também venceu na contagem de votos totais, com mais de 4 milhões de votos. Veículos como a CNN, The New York Times e NBC apontaram a vitória do democrata.

Joe Biden não apenas será responsável por tirar o título do ex-apresentador de ‘O Aprendiz’, como também baterá um recorde do antecessor: Será o mais velho a assumir o cargo de presidente dos Estados Unidos. Trumpjá havia declarado vitória no dia 4 de novembro, antes mesmo do encerramento da apuração.

Formado em história, ciência política e direito, Biden atuou por algum tempo como advogado antes ir para a área da política. Ele foi um senador bem-sucedido, certa vez tendo até seis mandatos consecutivos. 

As duas últimas vezes que tentou concorrer à presidência, não teve sucesso. Foi nessa segunda tentativa, inclusive, que ele se aproximou de Barack Obama, e os dois políticos acabaram formando a chapa que venceu as eleições de 2008 nos Estados Unidos. Biden foi o vice de Obama durante seus dois mandatos.